Lavar ou não lavar o cabelo depois do treino? Pode parecer uma tonteira, mas esta é uma dúvida que assombra muitas pessoas que treinam diariamente.
Em primeiro lugar, é importante dizer que o suor não é inimigo dos fios, desde que seja completamente removido após o exercício, conforme explicou o tricologista Carlos Henrique Camilo à revista Quem.
“O que acontece é que, durante o treino, o couro cabeludo transpira. O suor contém sal e a gordura produzida pela pele causa acúmulo de sujidade nas raizes, podendo causar a queda dos fios”.
Cada tipo de cabelo requer cuidados diferentes. Fios oleosos devem ser lavados com frequência, sendo que o ideal é que haja um intervalo de um dia entre uma lavagem e outra. Já os cabelos secos, crespos ou encaracolados devem ser lavados a cada dois dias. Caso não queira molhar o cabelo logo após o treino, não há problema, desde que seque o suor.
O especialista avisa ainda que o uso do champô seco não deve tornar-se um hábito na rotina de cuidados. Isto porque o produto não remove os resíduos do couro cabeludo e, como tal, pode acabar por prejudicar o cabelo.
Fique também a conhecer a mais recente edição da revista ACTIVA, com Catarina Maia na capa.