![EuricodeMelo.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10255212EuricodeMelo.jpg)
Eurico de Melo, antigo vice-presidente da Comissão Política do PSD, morreu na madrugada desta quarta-feira, no Porto aos 86 anos.
Retirado da vida política, o ‘vice-rei do Norte’, como era conhecido, estava doente há muito tempo, segundo declarações do deputado social-democrata Mota Amaral à SIC Notícias.
Eurico de Melo ocupou alguns dos mais importantes cargos políticos portugueses. Foi Governador Civil de Braga, ministro da Administração Interna, vice primeiro-ministro, ministro da defesa e deputado do Parlamento Europeu.
Nascido em Santo Tirso a 28 de setembro de 1925, Eurico de Melo licenciou-se em Engenharia Química. Em 1990 recebeu a Grã Cruz da ordem Militar de Cristo.
O Presidente da República, Anibal Cavaco Silva, lamentou a sua morte em comunicado. “Foi um cidadão livre que amava o seu país. Portugal deve-lhe muito e ficou mais pobre com a perda da sua lucidez serena. Personalidade do Norte, permaneceu sempre ligado às raízes de onde provinha, mesmo quando a sua figura de homem público alcançou projeção nacional e suscitou a admiração. Nunca se deixou ofuscar pelo brilho da sua inteligência, pelas suas invulgares capacidades intelectuais e humanas e pelo seu extraordinário dinamismo.”
Casado com Luísa da Fonseca Pinheiro, deixa três filhos.