Os ingleses foram rápidos a comentar as fotografias dos Duques de Cambridge com o príncipe George, incluindo, como seria de esperar, os fotógrafos profissionais, para quem estas imagens foram um desastre: boas para o Facebook ou para o Instagram, mas não estão à altura da realeza britânica.
Na rádio, televisão e nos jornais britânicos estiveram presentes convidados para dar a opinião sobre as fotografias oficiais dos Duques e do primeiro filho, que não seguiram o protocolo – é que não foram da responsabilidade de um fotógrafo de renome, mas sim do próprio pai de Kate, Michael Middleton.
Ora o que foi muito apreciado pelos britânicos em geral, não foi do agrado de quem faz da fotografia a sua profissão…
“São fotografias amorosas para um avô tirar. Mas, em termos de qualidade, não seriam o esperado para fotografias ‘históricas’, disse Eddie Mulholland, da Associação Britânica de Fotógrafos de Imprensa, e fotógrafo do Daily Telegraph.
Outras críticas prendem-se com a iluminação – as fotografias foram tiradas de frente para o sol o que requer um flash especial que o pai da Duquesa não usou. Para Kent Gavin, fotógrafo do jornal The Mirror, essa escolha arriscada de Michael Middleton ter-se-à devido ao facto deste “querer evitar que a luz do sol batesse directamente no pequeno George”. Para este profissional, outro ponto fraco é não se ver o suficiente do bebé nas imagens, dado que ele é, afinal, a estrela do momento.