Charlie Hunnam, de 33 anos, e Dakota Johnson, de 23 anos, foram os escolhidos para dar vida às personagens Christian Grey e Anastasia Steele, do livro da autora E. L. James.
A demora na escolha de atores já fazia os fãs da trilogia subirem paredes, mas não foi apenas para criar suspense. Sabe-se agora que a recusa dos papéis por parte de alguns atores fez com que o atraso fosse maior.
Além de Gosling, o actor Garrett Hedlund recusou o convite em julho, porque não se sentia “dentro da personagem”. O actor britânico Christian Cooke também recusou a proposta de encarnar o personagem com fetiches sadomasoquistas. Até Charlie Hunnam, o apurado, se mostrou reticente a princípio, mas acabou por assinar contrato.
Não foram só os homens a recusar. A atriz Felicity Jones era uma das favoritas da produção para o papel feminino da personagem Anastasia, mas também não aceitou as cenas de nudez propostas.
A escritora E.L. James tinha como predilecta a jovem Shailene Woodley, que recusou, alegadamente devido a compromissos de agenda. Acabou a ser Dakota Johnson a conquistar o papel.
Um dos motivos para tantas recusas deve-se à apreensão sentida relativamente ao filme, por ser um best-seller erótico, e à crença de que ou será um sucesso ou um desastre. Diz a crítica especializada que muitos dos atores convidados têm medo que a sua carreira possa ser arruinada.
Será que alguém irá arrepender-se de ter recusado o papel?