"Os controladores do voo estão a observar muito atentamente a situação. Obviamente ocorreu uma grande anomalia ": são estes os primeiros sons que podem ouvir-se no novo single de Beyoncé, ‘XO’. Na gravação ouvem-se as declarações de Steve Nesbitt, ex-director de relações públicas da NASA, que fazia as primeiras declarações depois da nave espacial Challenger explodir, no dia 28 de janeiro de 1986. A tragédia vitimou os sete tripulantes.
A viúva do comandante Dick Scobee, vítima do acidente, já veio mostrar a sua indignação e em declarações ao canal ABC News afirmou estar "desapontada", uma vez que o aúdio que foi incluído na canção registra um "momento emocional difícil".
Um ex- funcionário da NASA, Keith Cowing, quer que Beyoncé retire o aúdio do acidente por considerar "impróprio ao extremo". "Ter este aúdio incluído na canção só serve para ironizar a gravidade do acidente e das perdas. Se isto foi feito com pleno conhecimento das origens daquelas palavras, isso é simplesmente repugnante. Se foi feito sem a devido diligência quanto às fontes das palavras incluídas, isso é ignorância. De qualquer maneira a Beyoncé deve às famílias da tripulação do Challenger um pedido de desculpas", escreveu Keith no seu site.
A cantora já se veio manifestar e escreveu em comunicado: "O meu coração está com as famílias das vítimas do acidente da nave espacial Challanger. A música ‘XO’ foi gravada com a sincera intenção de ajudar aqueles que perderam os seus entes queridos e para nos lembrar de que coisas inesperadas acontecem. Por isso, ame e aprecie cada minuto com as pessoas que mais gosta. Os autores incluíram o áudio em tributo ao trabalho da equipa do Challanger, para que eles nunca sejam esquecidos".