
Pascal Le Segretain
Cate Blanchett vai estrear-se como profissional na produção de uma nova série de televisão ‘Stateless’, com base na vida real de Cornelia Rau. A atriz poderá também vir a realizar a série, ou alguns dos seus episódios.
A série contará a história de um caso real: Rau, uma jovem alemã com distúrbio bipolar residente na Austrália, foi detida ilegalmente durante 10 meses, em 2005. Foi ameaçada de expulsão e internada contra a sua vontade num estabelecimento psiquiátrico de Brisbane, a mando do governo australiano, após escapar de uma seita religiosa. O seu caso viria mais tarde a ser investigado pelo governo e originou o estudo de 200 outros casos suspeitos de detenção ilegal por parte de um departamento estatal (DIMIA).
Como o tema da imigração e detenção continua a agitar a Austrália, Blanchett não poderia ter escolhido um assunto mais atual para a sua estreia. “‘Stateless’ marca também os primeiros passos de Cate Blanchett na televisão”, acrescenta ainda a Screen Australia, a agência governamental responsável pelo financiamento do cinema naquele país.
Ainda não se sabe se Cate também vai entrar na série.