Ellen Pompeo falou com franqueza sobre o seu salário para inspirar outras mulheres a imporem-se contra a as desigualdades entre géneros no mercado de trabalho.
A estrela de ‘Anatomia de Grey’ explicou ao ‘The Hollywood Reporter’ como conseguiu um contrato de 20 milhões de dólares (cerca de 16 milhões e 400 mil euros) por ano para gravar mais duas temporadas da série de sucesso. As negociações tornaram-se possíveis após a saída do seu co-protagonista, Patrick Dempsey, em 2015.
“Eles usavam-no sempre como uma vantagem contra mim — ‘Não precisamos de ti; temos o Patrick — e fizeram-no durante anos”, contou. “Não sei se lhe faziam o mesmo porque nós nunca falávamos sobre os nossos contratos. Houve várias ocasiões em que falei com ele sobre nos unirmos para negociar, mas ele nunca estava interessado nisso”.
“A determinada altura, pedi mais cinco mil dólares do que ele por uma questão de princípio, porque o programa chama-se ‘Anatomia de Grey’ e eu sou a Meredith Grey. Eles não aceitaram”, continuou. “E eu podia ter dado costas, portanto por que não o fiz? É o meu programa; eu sou a número um. Tenho a certeza de que senti aquilo que muitas outras atrizes sentem: porque devo afastar-me de um ótimo papel por causa de um homem? Senti um conflito mais depois percebi que não ia deixar que um homem me expulsasse da minha própria casa”.
De acordo com o ‘The Hollywood Reporter’, depois de 12 anos no ar, Pompeo assinou um novo contrato que fará dela a atriz mais bem paga num drama de TV nos Estados Unidos: 575 mil dólares por episódio (cerca de 472,500 mil euros), mais um bónus de sete dígitos e outras regalias, incluindo taxas de produção.