A duquesa de Sussex fez uma aparição surpresa nos British Fashion Awards de 2018 para homenagear a Designer Britânica de Roupas Femininas do Ano, Clare Waight Keller, a criadora responsável pelo seu vestido de noiva.
Meghan deslumbrou num vestido de gala preto e assimétrico da Givenchy, e sapatos dourados Tamara Mellon, exalando a elegância a que já habituou o público. Agarrada à barriga, deu um discurso no qual agradeceu ao Reino Unido pela maneira como foi recebida desde que iniciou a sua relação com o príncipe Harry.
“É um grande prazer estar aqui a celebrar a moda e os designer britânicos no meu novo lar, o Reino Unido,” começou por dizer entre muitos aplausos. “É tão bom ver tantos rostos familiares. Conheço muitos de vós há algum tempo, mas também tive a oportunidade de conhecer muitos outros no último ano, portanto obrigada pelas boas-vindas calorosas.
Além disso, o membro da família real britânica explicou por que motivo fez questão de estar presente no salão de espetáculos Royal Albert Hall naquela noite.
“Como todos aqui sabem, temos uma ligação profunda àquilo que vestimos. Às vezes é muito pessoal; às vezes é emocional. Mas, para mim, esta ligação está assente na capacidade de entender a importância de nos apoiarmos e empoderarmos uns aos outros, especialmente enquanto mulheres,” disse. Quando escolhemos usar um certo designer, não somos só um reflexo da sua visão e criatividade, como também uma extensão dos seus valores,” continuou. “Sinto-me particularmente orgulhosa por anunciar a vencedora desta noite, que, sim, é uma designer britânica na linha da frente do palco global com a sua visão e criatividade, mas também pela sua bondade incrível, que é o motivo pelo qual soube que íamos trabalhar juntas logo quando a conheci há 11 meses. A vencedora esta noite é Clare Waight Keller.”
Surpreendida, Waight Keller admitiu que não sabia o que dizer, mas dedicou o seu prémio parcialmente a Meghan, a quem teceu rasgados elogios.
“Tive a oportunidade de conhecer Meghan a um nível tão pessoal, sabem? E ter alguém a escolher-me num momento incrível da sua vida é algo que é simplesmente uma honra inacreditável e não posso agradecer-te o suficiente. Obrigada!”
Os louvores chegam numa altura em que a duquesa de Sussex está a passar por uma fase delicada com a imprensa britânica, sendo que estes têm publicado muitas histórias negativas a seu respeito, descrevendo-a como uma chefe “difícil” e demasiado exigente – motivo que terá levado duas das suas assistentes a demitirem-se no espaço de um mês.