Getty Images
O fotógrafo de celebridades Marcus Hyde foi acusado de ser um predador sexual.
Numa publicação entretanto eliminada pelo Instagram, uma modelo e estudante de design partilhou capturas de ecrã de uma alegada troca de mensagens entre os dois e expõe a tentativa dele, que já trabalhou com Kim Kardashian, Kanye West e Ariana Grande, entre outros, de solicitar fotografias nuas da jovem em troca de uma sessão gratuita.
A acusação tornou-se viral e inspirou outras modelos a relatarem episódios semelhantes com Hyde (e outros profissionais) que vão desde situações de grande desconforto ao assédio e violação.
A conta de Instagram Diet Prada, que publicou a história, criticou o fotógrafo e encorajou os seus clientes famosos a agirem.
Ariana Grande, por exemplo, respondeu às acusações com uma publicação no Instagram Stories, na qual apela às modelos e artistas para evitarem predadores na indústria.

Reprodução
“Queridos modelos/artistas em Los Angeles ou em qualquer lado, li algumas histórias chocantes e de partir o coração,” escreveu, sem mencionar Marcus Hyde. “Detesto que isto ainda seja motivo de conversa, mas por favor não trabalhem com fotógrafos que vos façam sentir desconfortáveis ou que precisam de tirar as vossas roupas quando não o querem fazer,” continuou a jovem cantora. “Se eles tentarem cobrar-vos mais por estarem vestidos, isso é não está certo e lamento que vos tenha acontecido. Juro que há muitos fotógrafos bons, talentosos e respeitosos por aí.”
Kim Kardahsian, que já trabalhou com Marcus em várias ocasiões, recorreu à mesma plataforma para expressar o seu apoio às alegadas vítimas.

Reprodução
“Tenho lido todas as mensagens e histórias de mulheres em relação ao comportamento inapropriado e indesculpável de um fotógrafo com quem trabalhei no passado. As minhas experiências pessoais sempre foram profissionais, e estou profundamente chocada, entristecida e desapontada por saber que outras mulheres tiveram experiências diferentes. Apoio totalmente o direito de cada mulher de não ser assediada e/ou pressionada a fazer algo com que não se sente confortável.”

Kanye West, Kim Kardashian e Marcus Hyde
Reprodução/Instagram
Apesar de não ter escrito o nome de Hyde, Kardashian acrescentou que “não podemos permitir que este tipo de comportamento passe despercebido” e disse que aplaude as mulheres que resolveram falar.
Desde que a história começou a circular, Marcus Hyde, primeiro, tornou o seu Instagram privado e depois eliminou a conta.