Apenas alguns minutos depois de os Kansas City Chiefs terem ganho o seu primeiro Super Bowl em 50 anos, receberam uma congratulação oficial do presidente dos Estados Unidos… com direito a um grande erro.
Donald Trump publicou uma mensagem na noite de domingo, 2 de fevereiro, logo a seguir ao jogo de futebol americano mais importante e visto do ano, no qual a equipa bateu os San Francisco 49ers por 31-20 em Miami Gardens, na Florida.
“Parabéns aos Kansas City Chiefs pelo grande jogo e reviravolta fantástica, sob imensa pressão,” escreveu Donald Trump na sua conta oficial de Twitter. “Vocês representaram o grande estado do Kansas e, na verdade, todos os Estados Unidos da América, muito bem. O nosso país está orgulhoso de vocês!”
O problema é que os Chiefs são uma equipa sediada em Kansas City, no Missouri, e não em Kansas City, no Kansas. De sublinhar que apenas alguns quilómetros separam estas duas cidades que partilham as margens do rio Missouri.
O tweet não demorou a ser eliminado e substituído por outro, desta feita com a localização correta.
“Parabéns aos Kansas City Chiefs pelo grande jogo e reviravolta fantástica, sob imensa pressão. Estamos orgulhosos de vocês e do grande estado do Missouri. Vocês são uns verdadeiros campeões!”
A gafe de Donald Trump não passou despercebida e Claire McCaskill, senadora do Missouri entre 2007 e 2019, foi uma das pessoas que respondeu ao tweet original: “É Missouri, seu idiota.”