
O jejum intermitente é um dos regimes alimentares mais utilizados por modelos e atrizes mundiais. Aqueles que o seguem, adotam-no como uma mudança a longo prazo na transformação dos hábitos alimentares e uma forma de perder peso.
Elsa Pataky junta-se agora a celebridades como Gisela Bundchen, Scarlett Johansson ou Jennifer Aniston, que já se tornaram adeptas do método. O ideal é passar cerca de 12 horas sem tomar uma refeição, aproveitando o periodo da noite e umas horas extra. Nas fases em que não é suposto comer, devem-se ingerir líquidos que não possuam calorias, como água, chás e café.
O ano passado alguns cientistas constataram que as pessoas que faziam refeições de 12 em 12 horas durante o dia conseguiam perder peso. Para provar a eficácia do método, lançaram um estudo, depois publicado na revista Obesity, e que revelou que o método ajudou na perda de quilos a mais, na aceleração do metabolismo e no controlo do apetite em pessoas com ansiedade.
Os hidratos e os açucares refinados são os alimentos proibidos neste método, por aumentarem os níveis de açúcar no sangue e não saciarem o apetite por muito tempo. Os hidratos e os açucares devem ser substituídos: “Os alimentos que se consomem nos dias de jejum devem ser ricos em proteínas e fibras (carne, frango sem pele, peixe e legumes com um baixo índice glicémico) e devem evitar-se os carboidratos. Durante esta fase é importante hidratar-se adequadamente”, afirma Paula Rosso, nutricionista.