O Palácio de Buckingham seguiu à risca as recomendações das autoridades de saúde. Cancelaram compromissos oficiais e viagens para passarem a trabalhar no interior das suas residências reais. A rainha Isabel II e o marido, Philip de Edimburgo, anteciparam, inclusive, as férias da Páscoa e refugiaram-se em Windsor de forma a estarem mais protegidos neste período de quarentena. Foi na sua residência em Windsor que a monarca se dirigiu aos britânicos e agradeceu as autoridades de saúde o trabalho desenvolvido “estamos enormemente agradecidos pela experiência e compromisso dos nossos cientistas, médicos e serviços de emergência públicos. Agora, mais do que nunca, temos um papel vital a desempenhar como indivíduos. Tanto hoje como nos próximos, dias, semanas, meses”, frisou Isabel II.
“Quando Filipe e eu chegámos a Windsor, sabíamos que muitas pessoas e famílias em todo o Reino Unido e em todo o mundo estão a entrar num período de grande preocupação e incerteza. Muitos de nós necessitamos de encontrar novas formas de nos mantermos em contacto com os outros e assegurarmos que os entes mais queridos estão a salvo. Estou certa que estamos à altura do desafio. Estou segura de que a minha família e eu estamos prontos para desempenhar o nosso papel”, acrescentou a monarca.
“Todos nós fomos aconselhados a mudar as nossas rotinas e padrões de vida regulares pelo bem da comunidade em que vivemos. E em particular para proteger os mais vulneráveis. Em momentos como estes recordo que a história da nossa nação foi guiada por pessoas e comunidades que se uniram para trabalhar como um só, combinado forças com um objetivo comum”, concluiu a rainha.