Foi há exatamente 16 anos que Letizia e Filipe trocaram alianças numa cerimónia na catedral La Almudena, em Madrid. Um casamento a que assistiram mais de 1200 convidados e que cerca de 25 milhões de espanhóis puderam seguir pela televisão, em que Letizia usou um vestido desenhado por Manuel Pertegaz. Um modelo de clara inspiração sevilhana, marcado logo de início pela gola e pelo decote marcado em V, a que se juntam as mangas compridas, tornando este vestido muito diferente dos de outras noivas reais.
E para combinar, a rainha apostou num par de brincos que tinham grande significado. Oferecidos pelos sogros, os reis Juan Carlos e Sofia, os brincos de platina são cravejados de seis diamantes de 2,44 quilates e quatro diamantes com lapidação brilhante sendo dois de 1,22 quilates e dois de 4,54 quilates.
Um presente importante e usado num dia especial, fez com que esta joia tenha se tornado uma das preferidas da rainha Letizia, que já a usou em diversas ocasiões. Como, por exemplo, no casamento de Victoria da Suécia, em 2010, ou na cerimónia dos Prémios Princesa de Asturias, em 2019.