Se tudo estivesse como antes do escândalo do bolo de Natal, Chiara Ferragni teria sido, sem dúvida, uma das celebridades presentes nas front rows dos desfiles da semana de moda de Alta-Costura, que acabou de encerrar na capital francesa.
A verdade é que este episódio parece estar a ser capaz de derrubar a imagem de rainha das influencers e debilitar o império da empresária italiana, de 36 anos, avaliado pela Forbes, em cerca de 7 milhões de euros.
O episódio passou-se em novembro de 2022, altura em que Chiara fez uma publicação nas suas redes sociais com um pandoro, um típico bolo de Natal, que seria vendido a €9,00, o triplo do habitual, e cujas vendas eram percecionadas como revertendo a favor do hospital pediátrico Regina Margherita, em Turim.
Mas uma investigação da Autoridade Italiana de Concorrência e Garantia do Mercado (AGCM) concluiu que os consumidores estariam a ser enganados, uma vez que o produto estava a ser vendido com um preço três vezes superior, que a marca Balocco, a quem a influenciadora se associou nesta suposta ação de solidariedade, já tinha feito uma doação de 50 mil euros ao hospital pediátrico e que Chiara Ferragni tinha faturado cerca de um milhão de euros com este famoso pão de ló italiano.
A influencer defendeu-se de imediato das acusações e assume que tudo não terá passado de um erro de comunicação:
“Um erro que guardarei no futuro, separando completamente qualquer atividade de caridade, que sempre fiz e continuarei a fazer, das atividades comerciais. Porque mesmo que o objetivo final seja bom, se não houver controlo suficiente sobre a comunicação, pode gerar mal-entendidos”, disse a influenciadora.
Mas nada disso a impediu de cair em desgraça junto da opinião pública. Até a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. a criticou durante um evento em dezembro último, mesmo sem nunca se referir ao seu nome:
“Os verdadeiros modelos a seguir não são os influenciadores que ganham muito dinheiro vestindo roupas e mostrando bolsas… ou mesmo promovendo bolos caros que fazem as pessoas acreditarem que são caridosas. O verdadeiro modelo a seguir é o de quem inventa, desenha e produz essa excelência italiana”, afirmou.
Chiara Ferragni, que é casada com o rapper Fedez, com quem tem dois filhos, Leone, de cinco anos, e de Vittoria, de dois, não só foi multada num milhão de euros, como perdeu milhares dos seus 30 milhões de seguidores, assim como algumas das marcas com quem tinha contratos como a Carrera ou a Polaroid, que a abandonaram. E pior, arrisca dois anos de prisão e o Ministério Público quer esclarecer se se tratou de mais uma operação comercial disfarçada de caridade. Chiara já recorreu desta decisão e espera que o processo avance.
Chiara Ferragni, que em 2009 criou o blog ‘The Blonde Salad’, continua a tentar levar a sua vida normal. No último fim de semana esteve, no Hotellerie De Mascognaz, em Champoluc, uma estância de esqui italiana, mas para muitos, Chiara Ferragni caiu do pedestal.