Há que assumi-lo: Luís de Camões é o símbolo de Portugal e o nosso maior poeta, mas muitas aulas de português afastaram os seus compatriotas daquilo que poderia ter sido uma das experiências mais intensas da sua vida (e foi, enfim, intensa, mas da pior maneira).
Mas como nunca é tarde para nos apaixonarmos, reunimos aqui algumas formas de voltar a fazer as pazes com o poeta que marcou a nossa História (nacional e pessoal).
Este ano comemoram-se os 500 anos do seu nascimento – enfim, pensa-se, porque nem disso temos a certeza – e a verdade é que 500 anos é muito tempo e sabe-se pouco sobre este homem. Sabe-se que era letrado, que frequentou a corte de D. João III e depois de D. Sebastião, que tinha um fraco por damas quer nobres quer plebeias, que levou uma vida boémia, que viajou pelo mundo onde viveu várias aventuras, que perdeu um olho, e morreu de peste em 1580, depois de Portugal ter perdido a sua i dependência. O mais que se sabe, descobriu Isabel Rio Novo, num dos livros mais esperados e emocionantes do ano: ‘Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões’ (Contraponto).
Para quem quiser assistir em direto, a biografia será apresentada a 16 de junho, às 17h00, no Porto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e a 19 de junho, às 18h00, em Lisboa, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a que se seguirão outras apresentações pelo país.
Mas antes de se atirar à biografia, convém irmos refrescar a memória – ou refazê-la – lendo o próprio autor. Relaxe, já não há testes, não tem de divir orações e ninguém nos obriga a decorar nada que não se queira.
Claro que toda a gente se lembra de frases como «Amor é fogo que arde sem se ver» ou «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades», mas isto não é nada ao pé de uma obra que tem muitíssimo para nos mostrar. Precisamente porque há muitas pessoas que gostavam de ler mais mas não sabem por onde começar, Frederico Lourenço reuniu alguns dos melhores textos em: ‘Camões: Uma Antologia’ (Ed. Quetzal), um excelente ponto de partida para quem quer reler Camões sem o pânico da escola, com a preciosa ajuda de um dos nossos maiores especialista. Quem quiser aprender ainda mais e assistir à sessão de lançamento, vai ser, apropriadamente, a10 de junho, às 17h00, na Feira do Livro de Lisboa.
E quem quiser atacar imediatamente e não perder muito tempo, reserve já o fim de tarde de amanhã, 4 de Junho, para assistir à Conferência ‘Os Lusíadas de Luís de Camões – Heróis do mar ou marinheiros náufragos?’, às 18H, na Sociedade Portuguesa de Autores (auditório Maestro Frederico de Freitas, Av. Duque de Loulé 31, em Lisboa).
E como já vos sugerimos vários lançamentos, apresentações e conferências – e porque nisto de ídolos e símbolos não há como levar a coisa com humor – escolhemos uma t-shirt alusiva ao tema, para celebrar com alegria (e patriotismo) o nosso maior poeta. A nossa preferida continua a ser a t-shirt ‘Vai chatear o Camões’, à venda na loja Portuguesices (entre 15 e 20 euros).
Boas celebrações!