
Se está à procura de carro pode pensar qual será o melhor mês para fazer a compra, seja por motivos fiscais, pela desvalorização do imóvel ou outros motivos. Mas na prática, qual a melhor solução? Comprar no final do ano ou aguardar pelo início do próximo?
Qual a sua necessidade?
Antes de mais, é fundamental que tenhamos em mente a nossa real necessidade. É certo que quem espera 1 mês espera dois. No entanto, quando precisamos mesmo do carro? Será que o nosso já avariou e não podemos esperar? Ou podemos esperar um pouco mais para negociar um melhor preço e comprar apenas em Janeiro?
Tem preocupação com a desvalorização do carro?
É provável que se preocupe com a desvalorização do carro. Mas saiba, em primeiro lugar, que o carro desvaloriza logo ao sair do stand, seja em Dezembro seja em Janeiro. É certo que ter um carro de 2020 é diferente de ter um carro de 2019, mesmo que de final do ano. No entanto, existem muitos outros fatores a influenciar o preço do seu carro.
Tenha atenção a promoções de última hora
O final do ano pode ser uma altura interessante para comprar o seu novo carro, dependendo para tal da evolução do mercado automóvel e do desempenho comercial de determinado stand. Pode acontecer que determinado stand ou marca tenham ainda objetivos comerciais para atingir ou que queiram despachar algum stock por qualquer motivo. Nessa altura, poderão estar dispostos a fazer promoções de última hora que vale a pena aproveitar.
Conhece a evolução dos impostos?
Outro tema que importa refletir durante algum tempo prende-se com a evolução da taxa de imposto aplicável aos automóveis. Como sabemos, a trajetória dos impostos é sempre ascendente (sim, os impostos não baixam) pelo que poderá acontecer estar a adiar a decisão de compra e ser confrontado com uma taxa de imposto superior.
E porquê comprar um carro novo?
Tendo em conta o que falamos acima, deveremos procurar perceber se valerá a pena comprar um carro novo ou se, em alternativa, poderemos comprar um carro de serviço. Como saberá, os carros de serviço são carros com poucos quilómetros e com praticamente as mesmas condições de garantia que os carros novos, com a diferença que são vendidos substancialmente mais baratos. Assim, podemos perguntar qual o valor do desconto que precisamos para optar por um carro de serviço…
A decisão de compra de um automóvel deve ser ponderada. Devemos ter em conta inúmeros fatores, mas não nos parece que o fator mês seja o mais relevante. O fundamental é pesquisar, negociar com tempo e procurar alternativas, sendo que a alternativa dos carros de serviço deve ser claramente considerada.