Embora tenhamos a tendência de pensar que é no verão que o nosso cabelo mais sofre, a verdade é que no inverno também está exposto a múltiplas agressões externas, suportando mudanças bruscas de temperatura, ressecamento devido ao frio, uso de chapéus e o aumento do uso de ferros ou secadores. Por isso, o Dr. Carlos Portinha partilha um conjunto de recomendações, que nos vão permitir manter os cabelos hidratados e protegidos também nesta época do ano.
Estas são, segundo o Dr. Carlos Portinha, as 4 dicas fundamentais que não devemos ignorar:
- Hidratação
As mudanças bruscas de temperatura, o uso de bonés e chapéus, o aumento do uso de placas ou secadores e o frio, fazem com que os cabelos fiquem mais secos, quebradiços, crespos e percam o brilho habitual.
Com o objetivo de minimizar estes efeitos, o Dr. Carlos Portinha afirma que “a hidratação dos cabelos nestes meses frios é essencial, tornando-se necessário o uso de produtos que melhorem a estrutura do cabelo e que ajudem a devolver o brilho.” - Champô
A escolha do champô é fundamental para evitar o desgaste causado pelo frio, sendo o mais recomendado nesta época do ano usar um champô que seja o mais hidratante e nutritivo possível, de acordo com o tipo de cabelo de cada pessoa.
Dentro da gama de champôs do Grupo Insparya, o Dr. Carlos Portinha recomenda “a utilização do champô Insparya Prevent HA, indicado pela função hidratante do ácido hialurónico, ou o champô Insparya Nutri Plus”, afirma o médico. “Este último é um champô que, por ser formulado com aveia, aloe vera e algas marinhas, é muito hidratante. A aveia ajuda a fortalecer o cabelo, enquanto o aloe vera é responsável por regularizar a oleosidade, ajudando a equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo, mantendo a hidratação, força e brilho do cabelo graças à grande quantidade de água que possui.” , acrescenta. - Proteção térmica quando utilizamos placas e secadores
Durante o inverno, devido ao frio, usam-se mais secadores, ferros ou placas, e essa utilização excessiva pode deteriorar o cabelo e deixá-lo com aspeto mais baço. Nestes casos, recomenda-se o uso moderado destes elementos. “É muito importante manter uma distância segura na hora de usar o secador para não queimar o cabelo e usar sempre protetores térmicos para proteger o cabelo”, explica. - Alimentação saudável
Cuidar da nossa alimentação é essencial para manter o corpo saudável por dentro e por fora. Uma alimentação equilibrada, rica em vegetais de folhas verdes como brócolos, espinafres, acelgas, agriões… e ácidos gordos do peixe, fornecem ao nosso organismo Ómega 3, Vitaminas A e C que ajudam a manter os cabelos naturalmente hidratados e condicionados, evitando a sua quebra e estimulando o seu crescimento.
Tratamentos capilares para combinar com estas dicas
Apesar de seguir todas as recomendações para minimizar os danos que os nossos cabelos podem sofrer nesta estação, existem tratamentos capilares que, combinados com outros, podem tornar-se a melhor solução e proteção capilar.
Um deles é o capacete de fotobiomodulação Insparya, um capacete de luz laser de baixa intensidade com o qual poderemos melhorar a saúde do cabelo de forma simples e em casa. A utilização deste tratamento inovador, em sessões de 20 minutos quatro vezes por semana, pode proporcionar inúmeros benefícios desde a prevenção da queda de cabelo, rejuvenescimento e redução do excesso de gordura.
“O ideal seria realizar uma terapia combinada de Mesohair+ Insparya e Active Plasma Insparya, e complementar estes tratamentos em casa com o capacete de fotobioestimulação para obter melhores resultados” recomenda o especialista.. “Com o tratamento Mesohair+ Insparya tentamos combater a queda de cabelo a curto prazo e nutrir o cabelo, combinando-o com o Active Plasma Insparya conseguimos regenerar o cabelo, enquanto que com o capacete de fotobioestimulação evitamos a queda de cabelo e rejuvenescemos o seu aspecto, por isso, combinando os 3 tratamentos, é possível ampliar o resultado e potencializar as três terapias”, finaliza o Dr. Carlos Portinha.
Carlos Portinha é médico Especialista em Saúde Capilar com formação Específica em Microtransplante Capilar pela ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery) da qual é Membro efetivo. É Chief Clinical Officer do Grupo Insparya.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.