Vivemos cada vez mais anos, mas além da longevidade queremos ter uma vida ativa e com qualidade de vida. Assim, observamos uma crescente consciencialização sobre a importância da estética na promoção da autoestima durante o processo de envelhecimento, compreendendo que a estética desempenha um papel significativo na forma como os indivíduos se percebem e se sentem em relação a si mesmos.
O envelhecimento do organismo como um todo está relacionado com o facto das células somáticas do corpo irem morrendo e não serem substituídas por novas como acontece na juventude. Este processo envelhecimento celular designa-se por Senescência e ocorre através de uma programação genética que envolve redução do tamanho dos telómeros e ativação de genes de supressão tumoral. As células que entram em senescência perdem a capacidade proliferativa (divisão celular).
Ora apesar de ainda não haver tratamentos para reverter essa perda do tamanho dos telómeros existem estudos que mostram que os benefícios da câmara hiperbárica na paragem do encurtamento dos telómeros e na sua regeneração.
A população tem claramente uma visão de que o envelhecimento cronológico e o biológico são situações que se distanciam cada vez mais uma da outra. Por outras palavras, não sentimos a idade que temos, contudo, os nossos tecidos mostram outros sinais, quer na face, quer no corpo.
A procura pelos tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para apagar as marcas do tempo, têm tido, como mostram os números internacionais, um aumento estratosférico ano apos ano.
E até nos mais jovens até aos 30 anos onde não se observavam a realização de procedimentos, essa realizada alterou-se e dá pelo nome de “Prejuvenescimento” – novo termo que dá enfase aos tratamentos procurados pelos jovens da geração Z, (procedimentos que visam não corrigir, mas prevenir o envelhecimento), a bioestimulação e a bioregeneração, são os mais procurados.
A nível mundial o top 5 por género de procedimentos cirúrgicos são:
nas mulheres:
1. Aumento mamário
2. Lipoaspiração
3. Cirurgia das pálpebras
4. Abdominoplastia
5. Lifting mamário
nos homens:
1. Lipoaspiração
2. Cirurgia das pálpebras
3. ginecomastia
4. rinoplastia
5. lipofilling da face
Top 5 nas mulheres tendências para 2024 de procedimentos cirúrgicos:
nas mulheres:
1. Lipoescultura
2. Aumento mamário
3. Substituição de implantes
4. Cirurgia das pálpebras
5. Aumento e lifting dos glúteos
nos homens:
1. Bodysculpting – Lipo HD
2. Cirurgia das Pálpebras
3. Rinoplastia
4. Redução do pescoço
5. Regenerativo Facial
Do lado não cirúrgico e confirmado no IMCAS em Paris, que é o maior congresso de estética e ocorreu há uns dias destaco o seguinte TOP 5:
- Novas toxinas botulínicas na prevenção e tratamento de rugas
- Medicina regenerativa com os exossomas e PDRN (Polisesoxirribonucleótidos)
- Bioestimulação de colagénio (injetáveis e tecnologia)
- Tecnologia de base energética pelo facto de não serem invasivos e cada vez mais precisos e eficientes – lasers, ultrassom e radiofrequência microagulhada
- Recurso a Inteligência artificial para avaliação do paciente e personalização de tratamentos
A medicina Regenerativa visa acelerar os processos fisiológicos de reparação das células, é realizada pela equipa da Up Clinic há mais de 10 anos e tem tido um desenvolvimento notável, quer com novas formas de extração das famosas células estaminais da nossa gordura, quer através da produção de moléculas especiais (exossomas), a partir de plantas ou colostro de animal na maior parte dos casos.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.