Proteger a pele: o cancro da pele e os perigos do sol
Foto: Pexels/ Karolina Grabowska

O cancro da pele é uma das maiores preocupações nesse sentido, com uma incidência crescente de ano para ano. Neste artigo, vamos explicar de forma simplificada o que é o cancro da pele, quais os perigos associados à exposição ao sol e como podemos proteger-nos de forma a prevenir os seus malefícios.

O que é cancro da pele?

O cancro da pele é uma doença em que células da pele sofrem dano molecular (ex: mutações genéticas) que afetam o seu crescimento e comportamento normais e as leva a multiplicar-se descontroladamente. Essa multiplicação celular desordenada pode levar à formação do cancro da pele.

Existem diferentes tipos de cancro da pele: os mais comuns, por ordem de frequência são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma maligno. O carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular são frequentemente referidos como “cancros da pele não melanoma”. Geralmente desenvolvem-se em áreas da pele cronicamente expostas ao sol, como a face. No entanto, podem surgir também noutros locais do corpo, dependendo do tipo de exposição ao sol de cada pessoa.

É importante referir ainda as lesões pré-malignas que se desenvolvem, sobretudo, no couro cabeludo de homens calvos, no dorso das mãos e nos antebraços porque podem evoluir para carcinoma espinocelular. O melanoma maligno é menos comum, mas é mais perigoso , uma vez que pode disseminar-se para outros órgãos se não for tratado precocemente (chamada metastização). Resulta principalmente de escaldões na pele em idades jovens.

No carcinoma basocelular e no carcinoma espinocelular, as células anormais têm origem nas camadas mais superficiais da pele e tendem a crescer lentamente ao longo do tempo. No entanto, se não forem tratados, esses tumores podem invadir tecidos circundantes e causar danos extensos.

Por outro lado, o melanoma maligno origina-se nos melanócitos, as células produtoras de pigmento da pele, sendo conhecido pela sua capacidade de se disseminar rapidamente para outras partes do corpo se não for tratado precocemente.

O cancro da pele é causado, principalmente, pela exposição aos raios ultravioleta (UV) do sol, mas também pode ser influenciado por fatores genéticos, história pessoal ou familiar de cancro da pele, idade e imunossupressão. Do ponto de vista das características pessoais estão mais predispostas as pessoas com pele e cabelo claros ou ruivos, com presença de sardas ou de muitos sinais na pele.

Devemos estar atentos ao aparecimento de novos sinais na pele. Mas também aos que já existiam e onde se detetam alterações na cor, tamanho, forma ou textura,assim como a sinais que mudam rapidamente de aspeto, sangram, dão prurido ou desconforto. Existe uma regra básica do A, B, C, D, E (assimetria, bordo irregular, coloração heterogénea, diâmetro superior a 6 mm e evolução/elevação), sendo que o mais seguro é consultar um dermatologista em caso de dúvida porque estas regras podem falhar.

Da mesma forma é aconselhável consultar o médico quando aparecem feridas persistentes que não cicatrizam ao fim de 3 meses, crostas ou escamas persistentes.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para uma terapêutica eficaz do cancro da pele e podem ajudar a prevenir complicações graves. Consultar um dermatologista regularmente para exames da pele e autoexames frequentes também são medidas importantes para detetar o cancro da pele o mais cedo possível.

Proteger a pele: o cancro da pele e os perigos do sol
Foto: Pexels/ Kindel Media

Os malefícios do sol

Os raios ultravioletas (RUV) emitidos pelo sol (ou em alternativa pelos solários) são os principais culpados pelos danos à pele. A exposição excessiva ao sol pode levar a queimaduras solares, rugas prematuras, manchas escuras, envelhecimento acentuado da pele e, o mais preocupante, aumento do risco de desenvolver cancro da pele.

É importante lembrar que os danos causados pelo sol são cumulativos. Os seus efeitos não são imediatos pelo que não se detetam a curto prazo. O facto de não se ter exposto ao sol nos últimos anos não significa que não possa sofrer os efeitos dos seus malefícios porque na maioria das vezes essa exposição fez-se em idades precoces até aos 25 anos.

Como proteger-se

Felizmente, existem medidas «simples» que podemos adoptar para proteger a nossa pele dos danos causados pelo sol:

– Evitar a exposição solar nas horas de maior intensidade de RUV (entre as 11 e as 17 horas). Para este fim pode consultar-se o índice de RUV que consta da página do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera). Sempre que estiver escrito, alto ou muito alto existe perigo de exposição.
– Usar chapéu de abas largas, roupa de manga e perna comprida, que proteja o pescoço e a área do decote, especialmente, durante as horas do pico de radiação solar.
– Uso de óculos escuros.
– Aplicação diária de protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) adequado (sempre superior a 30, idealmente 50+, que inclua proteção UVB+UVA).
– Aplicar o protetor 15-30 minutos antes de exposição solar, reaplicar de 2 em 2 horas na quantidade de 2mg/cm2.
– Não frequentar solários.
– Aplicar auto-bronzeadores com dihidroxiacetona em pessoas que insistem em ter pele bronzeada.
– Ter particular cuidado com as crianças; não expor diretamente ao sol crianças com idade inferior a 2 anos; redobrar os cuidados referidos anteriormente; comprar protetores solares adequados à idade pediátrica.
– Ingerir água em dias de calor e adotar uma dieta saudável e variada rica em antioxidantes e vitaminas que podem complementar a fotoproteção interna e consequentemente a diminuição do dano actínico.

Mitos comuns sobre o sol e a proteção solar

Existem muitos equívocos sobre o sol e a proteção solar que podem levar as pessoas a subestimar os seus riscos. Um dos mitos mais comuns é que não é necessário proteger a pele em dias nublados. Esta ideia é incorreta porque os raios UV atravessam as nuvens e podem causar danos à pele.

Outro equívoco é de que o bronzeamento artificial é seguro. Também falso: o bronzeamento artificial aumenta o risco de contrair cancro da pele porque as cabines emitem radiação ultravioleta numa quantidade que é impossível de contabilizar.

Por fim, a de que o uso de protetor solar impede a produção de vitamina D. Ora o bronzeado não aumenta a produção de vitamina D, pelo contrário.

A quantidade de exposição solar necessária para a produção adequada de vitamina D pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a época do ano, a latitude, a cor da pele, a idade e o uso de protetor solar. No entanto, geralmente, a exposição regular ao sol por curtos períodos é suficiente para sintetizar quantidades adequadas de vitamina D. Em média, cerca de 5 a 30 minutos de exposição ao sol nos braços, pernas, rosto ou costas, duas vezes por semana, sem protetor solar, podem ser suficientes para a produção de vitamina D em quantidades adequadas. Isso, normalmente, é possível durante os meses de verão em regiões com níveis adequados de radiação ultravioleta B (UVB) como é o caso de Portugal.

No entanto, é importante relembrar que a exposição solar excessiva pode aumentar o risco de danos à pele, como queimaduras solares e cancro da pele, sendo essencial equilibrar a obtenção de vitamina D com a proteção da pele.

Pessoas com pele mais escura podem precisar de exposição ao sol por períodos ligeiramente mais longos para sintetizar quantidades suficientes de vitamina D, devido à capacidade reduzida da pele de produzir vitamina D em resposta à radiação UVB.

Além disso, durante os meses de inverno ou em áreas com baixa exposição solar, pode ser necessário recorrer a fontes alimentares de vitamina D ou suplementação alimentar para cobrir as necessidades diárias dessa vitamina. É sempre recomendável consultar o médico para obter orientações personalizadas sobre a exposição solar e a suplementação de vitamina D. Mas uma coisa podemos assegurar: a necessidade de ter níveis recomendados de vitamina D nunca pode passar por pôr a pele em risco.

Conclusão

A proteção da nossa pele contra os danos causados pelo sol é essencial para manter a saúde e o bem-estar a longo prazo. Ao adotar hábitos saudáveis, como o uso regular de protetor solar e a busca de sombra durante as horas mais quentes do dia, podemos reduzir significativamente o risco de desenvolver cancro da pele e outros problemas dermatológicos.

Lembre-se sempre de cuidar da sua pele e fazer exames regulares para detectar qualquer alteração suspeita o mais cedo possível.

Recursos adicionais: Para obter mais informações sobre estes assuntos, consulte a página da APCC (Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo) e a página da SPDV (Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia) e, caso se justifique, agende uma consulta com um dermatologista.

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

JL 1396

JL 1396

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Famosos na apresentação das novidades do mundo da beleza

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

A lua de mel de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Startup finlandesa produz comida a partir do ar e energia solar

Joana Villas-Boas: a mulher que não larga o novo presidente do FC Porto

Joana Villas-Boas: a mulher que não larga o novo presidente do FC Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Arte e elegância não faltaram em jantar com assinatura

Arte e elegância não faltaram em jantar com assinatura

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

Lucas de “Casados à Primeira Vista” voltou a casar-se. As imagens da cerimónia

Pagamentos com cartões explicados a

Pagamentos com cartões explicados a "principiantes"

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

8 hábitos a evitar para ganhar duas décadas de vida

8 hábitos a evitar para ganhar duas décadas de vida

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites