Claro que todas as crianças (e todos os adultos) são diferentes, mas há alguns tipos gerais de caracter e reconhecê-los pode ajudar a orientar a sua resposta.
‘Eduquei-os da mesma maneira e no entanto o que funciona com um não funciona com outro’. Já se ouviu a si própria dizer isto? As reagem de forma diferente aos ‘métodos’ educativos das mães. O melhor a fazer? adaptar cada reacção à criança que tem.
Há muitos tipos de personalidade, mas aqui ficam quatro tipos básicos. Descubra qual deles se adequa melhor à sua criança.
A SUA CRIANÇA É...
. Alegre: É radiosa como o sol. Gosta de comunicar, de conversar, de fazer amigos, de estar com outras pessoas, de se divertir. Precisa de pais otimistas e confiantes, que a deixem voar. Lado mau: pode precisar de uma ajudinha para se organizar, porque tem dificuldade em concentrar-se.
. Sensível: Rege-se acima de tudo pela emoção. É subtil e pensativa, precisa de pais que a ouçam, que respeitem o seu ritmo, que não lhe falem em voz alta e que lhe deem confiança. É respeitosa, mas pode ter medo de arriscar. É muitas vezes acusada de ser tímida, medrosa e demasiado, lá está, sensível.
. Determinada: Gosta de experimentar coisas novas. É curiosa, ativa, persistente e enérgica. Precisa de pais que apoiem a sua sede de novas experiências e que não estejam sempre a travá-la. Na sua busca, pode ser julgada como hiperativa e inconstante.
. Séria: O seu barómetro é a razão e a lógica. Esta pensa antes de agir. É ‘perguntadora’ e interessada, sabe o que quer, sabe como consegui-lo. Pode ser ambiciosa, eficiente e trabalhadora, ou mais sossegada, aquela criança que quer é estar na dela. Tal como a criança determinada, precisa de pais que apoiem as suas ambições e que lhe mostrem, ao mesmo tempo, o lado doce e carinhoso dos afetos. O lado mau: é muitas vezes julgada como a sabe-tudo, e tem um longo caminho de invejas a suportar.
OCASIÕES DE STRESSE – COMO REAGIR?
1 Pede-lhe para arrumar o quarto dele ou que a ajude a tratar da casa.
. Alegre: É daqueles que desaparece quando é preciso arrumar alguma coisa e reaparece milagrosamente quando alguém já fez todo o trabalho. Não sabe por onde começar e stressa imenso até que alguém se lembra de transformar a coisa num jogo.
. Sensível: Adora ser valorizado: faça uma tabela e dê-lhe uma estrela de cada vez que fizer qualquer tarefa bem feita.
. Determinado: Se é para arrumar, é para arrumar. Atira-se ao trabalho e deixa tudo a brilhar. Claro que depois vai atirar-lhe à cara que se esforçou imenso durante mais ou menos um ano. Não discuta com ele, que ele vai sair sempre por cima.
. Sério: Adora saber que cada coisa tem o seu lugar, o que nem sempre significa que seja arrumadinho. Não imponha a sua ordem, ajude: dê-lhe caixas para ele próprio se organizar.
2 Ele está mesmo zangado.
É a situação clássica de gritos e pontapés. Qual é a melhor maneira de reagir?
. Alegre: Não é de birras, mas pode descontrolar-se, como qualquer pessoa. Neste caso, pode ter a ver com falta de atenção, excesso de controlo ou excesso de. monotonia. Leve-o a divertir-se com qualquer coisa descontraída, como um passeio ou uma mascarada.
. Sensível: Geralmente, as birras têm a ver com situações de stresse, que ele sente que não domina. O que é novo na vida dele? O que lhe anda a escapar? Ou precisa de mais tempo a sós com a mãe? Também pode ser qualquer coisa mais básica, como sono, fome ou calor (os sensíveis costumam ser mais, pronto, sensíveis às necessidades básicas). Passe uma tarde sossegada só com ele, leve-o a uma livraria, a ver o pôr do sol ou a comer um gelado.
. Determinado: Tem estado a dizer-lhe ‘não’ demasiadas vezes? Ele sente-se demasiado controlado? Não terá falta de ar livre, bola e correrias? Leve-o ao parque a dar uns chutos ou experimente uma atividade nova com ele.
. Sério: O seu filho precisa de ser mais respeitado e ouvido? Precisa de ser mais acompanhado para desenvolver os seus interesses? Ou precisa de mais mimo? Às vezes, as crianças sérias dão aquela impressão de que se bastam a elas próprias, e os beijinhos ficam para trás. Peça ajuda para uma tarefa e puxe conversa sobre qualquer coisa filosófica.
3 Há mudança de planos. Como reage a sua criança?
. Alegre: Vai pacificamente com a onda, desde que lhe expliquem o que vai acontecer, e até é capaz de encontrar vantagens nos novos planos (puxe por esses pontos fortes).
. Sensível: Fica transtornado e até a acusa de mentir (é o famoso “mas tu disseste!”). Não se defenda, que é inútil: explique-lhe calmamente o que vai acontecer. Para um sensível, o importante é sentir que controla a situação. Mantenha a calma, dê-lhe tempo para se habituar e não faça uma birra em espelho.
. Determinado: Zanga-se imenso, mas passa-lhe depressa. Ajude-o a fazer novos planos e a entusiasmar-se com o que aí vem.
. Sério: Detesta perder o controlo do que quer que seja mas também não gosta de dar parte de fraco. Fica a remoer sozinho os prós e contras até perceber como retomar o controlo da situação, o que consegue fazer com relativa facilidade.
4 Ele acha que a mãe ou o pai foram injustos:
. Alegre: Devem ter sido mesmo, porque um Alegre geralmente não se queixa sem razão. Investigue, e se possível peça desculpa.
. Sensível: Pode ter acontecido qualquer coisa que os pais nem valorizaram. Tente perceber o que aconteceu e não lhe diga ‘mas isso não tem importância nenhuma!’
. Determinado: Se há coisa que detesta são injustiças. Perceba o que aconteceu e compense.
. Sério: Pode ter posto em evidência alguma da suas fragilidades (coisa que um Sério não perdoa) ou tê-lo menosprezado (que perdoa ainda menos).
5 As notas desceram? A razão pode ter a ver com a aprendizagem…
. Alegre: Ora aprende logo ora não está para isso, consoante o assunto lhe agrada ou não e consoante esteja para aí virado. Se lhe dizem que o fogão queima, ele regista sem drama e arranja outra coisa com que se entreter. Notas baixas? Pode precisar de quem o ajude a cima de tudo a organizar-se.
. Sensível: Aprende afetivamente: a mãe diz-lhe que o fogão queima e ele nem chega perto. Se está com dificuldades, o mais provável é que a vida familiar esteja a afetar a vida escolar, ou ter ‘encalhado’ com um professor ou um colega.
. Determinado: Aprende por curiosidade: a mãe diz-lhe que o fogão queima e ele vai lá de propósito meter o dedo para confirmar. As notas podem baixar quando o conhecimento se torna mais abstrato e a vida mais real… A motivação é preciosa.
. Sério: A mãe diz que o fogão queima e não é preciso dizer-lhe mais. Se as notas baixam, pode estar aborrecido, ou sabe demais para o nível em que está.