
1. Enumere cinco coisas para as quais tem mesmo jeito: talvez goste de plantas, organizar viagens, tomar conta de crianças….
2. Veja que utilidade teriam, para as outras pessoas, essas coisas que sabe fazer melhor.
3. Descubra como ir de encontro às necessidades dos seus futuros clientes. Por exemplo, onde iria obter, a custos acessíveis, os materiais para fazer arranjos florais?
4. Trate de averiguar a que preço poderia cobrar os seus serviços, fazendo uma pesquisa junto de serviços similares.
5. Informe-se bem sobre a concorrência. Precisa de conhecê-la melhor do que os seus futuros clientes.
6. Aprenda com o sucesso dos outros. Procure conhecer histórias de sucesso de empresários em nome individual em jornais, livros e revistas especializadas em negócios, com a Exame ou a Executive Digest.
7 . Aprenda também com os fracassos alheios. Converse com ex-donos de negócios semelhantes para tentar perceber porque desistiram.
8. Faça um plano. Anote num caderno os dados de todos os pontos anteriores. Inclua as exigências financeiras, as estimativas de receitas e despesas e outros dados que julgar importantes. Vá alterando esse plano até alcançar o ideal. Depois, é só executá-lo.
9. Ao princípio, voe baixinho. Uma florista pode funcionar na garagem da dona, ou até crescer o suficiente para justificar o aluguer de uma loja.10. Precisa de gostar do que faz e de como faz.