O festival
‘Matosinhos em Jazz’ comemora 15 anos de vida e promete animar as noites nortenhas através de um cartaz com os nomes mais carismáticos do jazz português e não só.
Ferro Jazz 7, Orquestra Jazz de Matosinhos com Maria João e Orquestra Jazz de Matosinhos com Quarteto de Cordas de Matosinhos, Ivan Paduart, Larry Carlton Trio, Gileno Santana Quartet e Tânia Maria são os nomes que integram o cartaz da 15.ª edição do festival "Matosinhos em Jazz".
Matosinhos vai assim transformar-se numa verdadeira capital do jazz e oferecer aos seus visitantes diversos espetáculos de alguns dos nomes mais importantes do jazz entre os dias 11 e 14 de maio. O concerto de dia 11 de Maio será gratuito, sendo que os realizados no Auditório da Exponor, terão um valor 10,00€.
O programador do evento, António Ferro, uma das maiores personalidades do jazz em Portugal, explica como foi feita a seleção do cartaz deste ano: "Nesta edição apostámos em trazer dois grandes nomes: Larry Carlton, pela primeira vez em Portugal!!! O músico que ficou célebre pela música da "Balada de Hill Street", com nove Grammys na sua carreira e com o seu nome inscrito, no "Rockwalk" em Hollywood, juntamente com Joe Satriani, Steve Vai e Jimmie Vaughn. E Tânia Maria, uma grande intérprete brasileira, reconhecida pelos Estados Unidos onde, em 1985, recebeu o seu primeiro Grammy Award, na categoria "Best Jazz Vocal Performance Female". Assim como, a apresentação do mais recente trabalho discográfico de Maria João, desta vez, com a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM). De modo a comemorar a 15.ª edição deste festival a Câmara Municipal de Matosinhos encomendou uma obra aos compositores Carlos Azevedo e Carlos Guedes que será executada pela OJM e pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, a música clássica e o jazz cruzam-se assim de uma forma inédita e única no palco do "Matosinhos em Jazz". Este será de certeza um dos momentos maiores da história do festival."
Fernando Rocha, vereador da juventude da Câmara Municipal de Matosinhos, realça as grandes novidades da 15.ª edição do "Matosinhos em Jazz": "Presentemente o "Matosinhos em Jazz" integra diferentes projetos e dinâmicas, em que os holofotes continuarão no palco principal, mas outros locais serão transformados para a ocasião, sendo que a programação de 2011 irá abrir um novo capítulo. A proposta é aliciante, apesar de seguir uma linha coincidente com as edições anteriores, levará o jazz para outros e novos desfechos. Nesse sentido, deixo aqui um pequeno delineamento e perspetiva ao qual o nosso público poderá assistir: a estreia de duas obras, encomendadas aos compositores Carlos Azevedo e Carlos Guedes, para o espetáculo da Orquestra Jazz de Matosinhos com o Quarteto Cordas de Matosinhos, será um momento inédito de conjugação de sonoridades e que reforça o espírito inovador, tão característico deste festival.
Em relação à grande novidade deste ano, o "Matosinhos em Jazz Café, Fernando Rocha explica como surgiu a ideia desta iniciativa: "Estando a história do jazz ligada tradicionalmente aos clubes de jazz e como a autarquia dispunha de um espaço com características ímpares para acolher esta iniciativa, ponderamos sobre a possibilidade de, durante o decorrer do festival, apresentarmos um espaço que recriasse a história e o ambiente jazzistíco. Por outro, existia por parte desta autarquia um propósito de longa data – que o festival "Matosinhos em Jazz" incorporasse na sua programação um palco para artistas jovens, em início de carreira. Aliamos as duas ideias e surgiu o "Matosinhos em Jazz Café", que durante os dias do festival vai acontecer no espaço do Cineteatro Constantino Nery, a partir das 22h00 e onde atuarão combos de Jazz, de três escolas de música e, ainda, um grupo de jazz.
Melodias únicas especialmente pensados para os verdadeiros apreciadores de jazz!