A Portugal Telecom (PT) e a IMPRESA anunciam um novo paradigma de TV, a SIC Notícias Interativa, que permitirá transferir para os domínios da interatividade e da digitalização de conteúdos, com a chancela da PT, um dos canais de maior sucesso de sempre da televisão por subscrição em Portugal. A parceria entre a PT e a IMPRESA evolui hoje, ainda, para a disponibilização de mais de 30 apps com a autoria tecnológica do SAPO e que ficarão acessíveis numa lógica multiplataforma.
A reforçar a aposta na produção e distribuição de conteúdos nacionais, pela qual o MEO é reconhecido, nasce hoje uma nova SIC Notícias, que se posicionará como o primeiro canal de notícias interativo, com conteúdos exclusivos – disponibilizados premindo o botão vermelho do comando MEO sobre a emissão do canal – que vão complementar a emissão em direto. Quem tem por hábito seguir a par e passo as últimas notícias do país e do mundo terá com a SIC Notícias Interativa a possibilidade de interagir e contribuir para o desenrolar dos espaços noticiosos do canal. O MEO e a SIC contribuem deste modo para a criação de uma relação mais profunda e consolidada com o telespectador.
E porque o paradigma de acesso e consumo de conteúdos se deslocou progressivamente para o domínio da digitalização, serão disponibilizadas mais de 30 novas apps em multiplataforma, desenvolvidas pelo SAPO exclusivamente a pensar nos leitores e telespectadores dos meios que integram a IMPRESA. Da informação ao entretenimento, passando pelo desporto, a cultura e abrangendo o infanto-juvenil, serão diversos os temas e as categorias que visam inspirar o desenvolvimento de novas aplicações. O SAPO afirma-se, com a sua capacidade de inovação e experiência tecnológica, como um parceiro privilegiado e que, na qualidade de portal líder em Portugal, integra já todos os sites da IMPRESA.
A PT vai também fortalecer as plataformas de distribuição da IMPRESA ao integrar numa lógica multiplataforma os conteúdos das diferentes publicações do grupo de media. Onde quer que se encontre, o utilizador poderá através de um qualquer device – TV, smartphone, tablet e PC – aceder às últimas peças e reportagens deste universo de media.
A irreverência e o pioneirismo do MEO vieram contribuir para alterar profundamente a forma de ver TV em Portugal e enriquecer a experiência de TV tradicional, nomeadamente ao nível da interatividade em tempo real – a possibilidade de interagir com um programa, solicitar mais informação sobre o que está a dar, votar nos favoritos ou selecionar ângulos de visão alternativos. A ilustrar esta dimensão destacaram-se, em 2010 e 2011, as aplicações do Ídolos e do Peso Pesado, respetivamente, através das quais os fãs de cada um dos programas da SIC podiam aceder no MEO a um conjunto de conteúdos interativos e tirar partido da interatividade on time.
Para trás fica ainda um histórico incontornável de sucesso pautado pela criação de novos canais líderes de mercado e que o MEO assegurou desde o primeiro momento no seu pacote base: o canal líder de audiências de pay-TV, a SIC Notícias (2001); o primeiro canal nacional dedicado ao público mais jovem, a SIC Radical (2001); o canal de maior referência para o segmento feminino, a SIC Mulher (2003); e um modelo para os mais novos, um exclusivo MEO, a SIC K (2009).
Desde março deste ano, todos os sites do grupo IMPRESA encontram-se alojados no ambiente do portal SAPO, o maior em Portugal e com projeção internacional e que, agora com uma nova homepage e quase 17 anos de vida, celebra o facto de abrigar a maior rede de conteúdos digitais aliada a uma forte experiência tecnológica e de usabilidade.