Uma pelagem bonita é o critério mais apreciado nos nossos animais de companhia e constitui o reflexo da sua saúde e da atenção que lhes é concedida.
Para o animal a principal função da pelagem é a proteção da pele e do organismo, em termos de isolamento térmico, contra a desidratação e contra os agentes externos (exemplo, os raios UV). O sebo, segregado pelas glândulas sebáceas, não só lubrifica a pelagem como também possui uma função protetora contra os agentes infeciosos.
O estado da pelagem é o espelho da saúde do animal
Quantas vezes ouvimos dizer “pela sua bonita pelagem vê-se logo que é um cão saudável”, como resultado da sabedoria popular que faz o elo direto entre o estado geral de saúde do animal e o aspeto da sua pelagem?
De facto, a pelagem de um animal é o verdadeiro reflexo do equilíbrio alimentar e do seu estado de saúde. Qualquer situação de stress emocional, sanitário ou alimentar pode perturbar esta harmonia e ter, mais tarde ou mais cedo, consequências na aparência da pelagem.
Promover a saúde da pele e a beleza da pelagem
A nutrição tem um papel importantíssimo na manutenção da saúde da pele e da pelagem. Estas duas estruturas exigem uma grande parte das necessidades nutricionais totais do animal e, por isso, os efeitos de uma má alimentação tornam-se rapidamente visíveis.
Por este motivo, a alimentação deve efetivamente garantir teores vitamínicos adequados:
– A vitamina A regula o crescimento das células epidérmicas, assim como a produção de sebo. Permite combater a seborreia e evitar a pelagem seca e quebradiça. No gato, a transformação dos carotenóides em vitamina A não se processa, pelo que esta vitamina deve ser obrigatoriamente fornecida através da alimentação.
– As vitaminas do complexo B são escassamente armazenadas pelo organismo, pelo que é indispensável fornecer um teor regular na alimentação. A levedura de cerveja proporciona níveis elevados de vitaminas B1, B2, B6, PP, ácido fólico, ácido pantoténico e colina. Este conjunto de vitaminas contribui para reforçar a beleza da pelagem e a função de barreira da pele. Uma carência em ácido fólico (vitamina B9), por exemplo, traduz-se na queda de pelo.
– A biotina, também denominada vitamina H ou B8, participa na manutenção dos epitélios e no crescimento do pelo. Ajuda a prevenir pele seca, queda de pelo e formação de escamas.
Para manutenção da saúde da pele e da beleza da pelagem, além do adequado suporte vitamínico, a alimentação deve, igualmente:
– Fornecer todos os aminoácidos indispensáveis à renovação da pelagem.
Cada pelo, individualmente, é composto por cerca de 90% de proteínas, particularmente ricas em aminoácidos sulfurados (metionina e cisteína). Sabe-se que a síntese das proteínas necessárias para o crescimento piloso e renovação celular requer cerca de 30% das necessidades proteicas diárias de um animal adulto. Consequentemente, uma deficiência em proteínas ou em aminoácidos sulfurados pode acelerar a perda de pelo, retardar o crescimento e originar um pelo frágil e uma pelagem baça.
– Favorecer o brilho e a qualidade da pelagem.
O brilho da pelagem está diretamente relacionado com a composição do sebo, cera natural segregada pelas glândulas sebáceas. A produção e a qualidade do sebo são afetadas pela dieta: os cães e os gatos necessitam de ácidos gordos insaturados para manter a pele e pelagem saudáveis. Os ácidos gordos Ómega 6, provenientes do óleo de borragem, permitem melhorar significativamente o brilho da pelagem. Por seu lado, os ácidos gordos Ómega 3 (em particular EPA e DHA), retirados do óleo de peixe, são amplamente reconhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias.
– Fornecer quantidades adaptadas de oligoelementos.
Os oligoelementos são substâncias que atuam em concentrações muito baixas no organismo. Os mais diretamente relacionados com a pele e pelagem são: o ferro, o zinco, o cobre e o iodo. O zinco, por exemplo, ajuda a reforçar o brilho da pelagem. A carência em zinco é acompanhada por uma redução da velocidade do crescimento piloso que, para além disso, se apresenta baço e quebradiço.
Pode, pois, concluir-se que a nutrição ajuda a manter as qualidades naturais da pelagem, que são parte da herança genética do animal.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.