Um dos maiores génios da moda tem agora a história contada em filme. O ano de 2014 traz às salas de cinema ‘Yves Saint Laurent’, uma longa-metragem inspirada do designer, que fala da sua relação com indústria da moda e da história de amor com Pierre Bergé.
O filme é um entre muitos outros que retraram o mundo da moda, em diferentes perspectivas. Deixamos-lhe a lista de alguns imperdíveis sobre o tema, com filmes para todos os gosto, do drama à comédia.
De Repente, Já nos 30!: Jennifer Garner é a protagonista deste filme que conta a história de Jenna, uma rapariga de 13 anos a atravessar uma adolescência problemática. Depois de a sua festa de anos ter sido desastrosa e humilhante, Jenna pede um desejo: transformar-se numa mulher adulta e saltar o período da adolescência. No dia seguinte, ao acordar, é uma bela e bem sucedida mulher de 30 anos que trabalha numa revista de moda. Nesta aventura Jenna vai ser desafiada a restruturar a publicação que corre o risco de fechar.
Zoolander: O filme é uma hilariante comédia entre dois modelos masculinos que disputam o prémio de modelo do ano pela VH1. Com Ben Stiller e Owen Wilson.
Coco Avant Chanel: Conta a história de uma jovem francesa que, no início do século XX, mudou o seu destino através do talento para a costura. Inventou um estilo que não só ofuscou todos os outros, como permanece na moda um século depois. O seu nome era Gabrielle. E quando num cabaret de segunda, um grupo de homens bêbados e sorridentes a apelidou de "Coco", no seguimento de uma canção que tentou cantar entre a animada multidão, ela não aceitou apenas esta alcunha embaraçosa. Mas adoptou-a orgulhosa e teimosamente, impondo-a ao mundo inteiro: Coco Chanel. E uma lenda nascia. Um filme obrigatório para as amantes da história da moda, com Audrey Tautou no principal papel.
As meninas de Beverly Hills: A história de uma adolescente, Cher (interpretada pela atriz Alicia Silverstone), que divide o tempo entre arranjar um amor para o seu professor e ensinar tudo sobre moda a uma amiga pouco elegante. Mas a vida da jovem mais popular muda quando encontra o amor.
Prêt-à-Porter: A Semana de Moda de Paris é o cenário para uma comédia que relata as relações do universo da moda: as disputas entre editores de revistas, jornalistas e fotógrafos. O filme, que analisa de forma crítica a indústria da moda, conta com a participação de celebridades, designers e modelos famosos em imagens reais.
Cinderella em Paris: Um clássico obrigatório rodado em 1957, com Audrey Hepburn no papel principal, que tem como cenário os bastidores de uma revista de moda e a aventura de um fotógrafo famoso para encontrar um novo rosto para a publicação – Audrey, que interpreta o papel de Jo Stockton, uma rapariga de inclinações intelectuais, que trabalha numa livraria de Greenwich Village, reduto do movimento beatnik na Nova Iorque dos anos 50. Veste de preto, à moda das existencialistas da época, sem grandes preocupações com a aparência, até ser ‘descoberta’ e convidada para modelo. O figurino usado por Audrey em Paris foi criado especialmente por Givenchy.
O Diabo veste Prada: Esta história de uma jovem estagiária que consegue o emprego de sonho numa revista feminina, retrata, na verdade, os bastidores da Vogue Americana. Andy Sachs, recém-licenciada em jornalismo, entra numa aventura pelo mundo da moda, abandona o estilo simples e transforma-se numa it girl pronta a aceitar todas as tarefas impostas pela editora chefe, a implacável Miranda Priestly.
Gia: A história real da modelo norte-americana Gia Carangi, que alcançou o sucesso internacional no mundo da moda, mas que enfrentou problemas de solidão que a arrastaram para a droga. Depois de lutar contra a dependência de heroína, descobre que está infectada pelo VIH. Gia foi uma das primeiras mulheres famosas a morrer em função desta doença, em 1986. Um drama com Angelina Jolie no papel de protagonista.
O Sexo e a Cidade: As aventuras de Carrie Bradshaw e companhia chegaram ao grande ecrã depois de anos de sucesso da série. As quatro mulheres apaixonadas por moda tentam conciliar o trabalho, as relações e as novas aventuras da maternidade.
Louca por compras: Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma viciada em compras que não consegue passar numa montra sem comprar mais uma peça para o seu enorme guarda-roupa. Mas o destino troca-lhe as voltas. A expert em compras que sonha trabalhar numa revista de moda, acaba por conseguir emprego numa revista de economia, onde encontra um novo amor. Uma deliciosa comédia romântica.