Antes de mais, não sou grande fã de pizas. Ou pelo menos da versão que é feita pela maior parte dos restaurantes, muitas vezes inspirada na desinspirada piza ‘americana’. Gosto de comida italiana, mas é ver-me pedir pastas, qualquer uma, que adoro. Mas no Mercantina, em Lisboa, a proposta era para experimentar a verdadeira piza napolitana – é que as pizas deste restaurante foram reconhecidas pela Associazione Verace Pizza Napoletana com um certificado considerado a “Estrela Michelin” das pizas.
No menu, a diversidade era muita (e os vegetarianos não estão esquecidos), tanta que, face à minha indecisão, me propuseram a versão metade/metade: metade da piza batizada com o nome da casa (tomate, mozzarella, fiambre, salame picante, cogumelos frescos e parmesão), a outra de Margherita D.O.P ( tomate, mozzarella de bufala, parmesão, manjericão, azeite). Quando chegaram à mesa, a massa, fina no centro e crocante nas pontas, convenceu-me rapidamente e, claro, o sabor também, obtido por recurso a ingredientes bem frescos da gastronomia mediterrânica. A acompanhar, um copo de Monte das Ânforas (sim, têm vinho ao copo o que é sempre uma boa noticia e uma boa carta de vinhos, portugueses e italianos, sem esquecer a sangria tinta, branca e de espumante).
Claro que nesta experiências as sobremesas – um delicioso e originalmente apresentado Cheesecake ai Frutti di Bosco e uma Panna Cotta de baunilha e pêssego marinado em balsâmico e manjericão – das melhores que comi em terras lusas – também melhoraram uma experiência desde já positiva.
Se quiser experimentar (eu tenho de lá ir provar as pastas, que as há em grande variedade) – e porque não no Dia dos Namorados – o restaurante Mercantina tem um ambiente informal e acolhedor, com um toque rústico, e fica situado na parte exterior do Centro Comercial Alvalade, com esplanada coberta. Está aberto todos os dias para almoços e jantares.
Facebook do Centro Comercial de Alvalade