À primeira vista, muitos diriam que o regime de freelancer é um trabalho de sonho: afinal de contas, quem não gosta de gerir os próprios horários, trabalhar onde lhe apetece, fazer o número de horas que achar mais conveniente? Pois bem, embora este seja um trabalho com que muitos se dão bem, a verdade é que se torna bastante solitário, e, assim sendo, não é para todos.
Vejamos: a maioria das pessoas tem um emprego dito “normal”, das nove às seis, numa determinada morada, com certos colegas. Fazem-se amizades, mantêm-se relações laborais, e todos os dias há algo novo para contar, ao final do dia, a amigos, ao companheiro ou mesmo a familiares. E quem trabalha a partir de casa ou gere o próprio negócio?
Nesses casos, as amizades são as já estabelecidas em tempos anteriores, o dia-a-dia é solitário e é difícil não ter dias “negros”. Afinal de contas, somos seres humanos e sociabilizar está-nos no sangue. Eis algumas dicas, partilhadas por Francesco D’Alessio, no Medium, para lidar com a solidão:
1 – Inscrever-se num ginásio. A atividade física ajuda a lidar com o stress, e, assim, estará rodeado de várias pessoas, com as quais poderá, eventualmente, interagir. Além disto, Francesco aconselha a que faça corridas curtas, de cerca de 15 minutos, onde lhe apetecer, se sentir necessidade de “limpar a cabeça”.
2 – Estabeleça um dia dedicado a chamadas. Terças e quintas feiras são os dias eleitos pelo autor para falar telefonicamente com as equipas com que trabalha, algo que diz ajudar bastante.
3 – Ir ao cinema. Quer seja com amigos ou sozinho, esta atividade de lazer pode proporcionar-lhe uma grande sensação de bem-estar. Estará a fazer algo diferente, a ver algo pela primeira vez e, quem sabe, a aprender coisas novas.
4 – Manter um diário. Francesco diz tentar escrever duas ou três vezes ao dia, documentar como está a correr a sua manhã, tarde, noite, de modo a conseguir entender melhor o que se passa em redor. Simples e rápido!
5 – Viajar. E que tal marcar uma viagem a cada um ou dois meses? O autor diz visitar, com tal regularidade, uma grande cidade que não conheça. Explorará novos costumes, fugirá da rotina e sentir-se-á mais “completo”.
6 – Passar mais tempo com a família. Quer seja a fazer programas diferentes, quer seja, meramente, a passear e a conversar, estar com os que mais ama, nos tempos livres, é essencial.