As redes sociais estão cheias de fotografias de mulheres a mostrarem-se com a depilação por fazer e há uma razão para isso. Um movimento declarou que este é o mês do “Januhairy”, o que pode ser traduzido como “janeiro cabeludo”. A ideia é promover a oportunidade das mulheres escolherem se querem ou não fazer a depilação.
Afinal, tirar os pêlos tornou-se prática no século XX. Ao longo das décadas, promovia-se que a depilação era sinónimo de beleza. Mas há quem não pense assim. Muitas mulheres optaram por deixar essa prática de parte de forma a aceitar o próprio corpo. De forma a passar esta mensagem, Laura Jackson criou o “Januhairy” em 2018. A ideia pegou e, dois anos, depois, são muitas as adeptas que se mostram sem pêlos nas redes sociais. E têm algo a dizer.
“Sou bonita, atraente e feminina, não importa quantos pêlos tenho no corpo”, “Sinto-me poderosa ao não depilar as axilas. E sinto-me poderosa por saber que muitas pessoas ficam zangadas e desconfortáveis com isso”, “O pêlo apareco onde tem de aparecer. É natural. Não é pouco higiénico ou nojento. Se o queres tirar, tiras. Se não queres, não tiras”, “A sociedade continua a condenar as mulheres que não se depilam e isso não faz sentido. Que mal tem?”, são algumas das reações de quem aderiu a esta iniciativa.