A partir de hoje e durante um ano a Teckies vai dar aulas de programação, para que neste período de quarentena as crianças possam estar entretidas em casa. “Estamos a viver um período complexo, que exige de nós soluções rápidas e acessíveis, que permitam seguir com as nossas vidas com a maior naturalidade possível. Este lançamento está previsto para os próximos meses e direcionado para as escolas, mas antecipá-mo-lo porque não podíamos ficar indiferentes à situação desafiante que as famílias estão a viver e quisemos dar-lhes uma solução educativa, mas também de entretenimento”, explica Patrick Götz, fundador da Teckies.
A plataforma dirigida a crianças do 1º ao 12º anos de escolaridade, pretendem ensinar de forma divertida e lúdica o processo do sistema de programação. As aulas virtuais têm por base o sistema Rodogarden, uma aplicação educacional sobre a codificação do zero. As aulas virtuais vão se desenvolver com base em três tipos de programação: a Blockly – desenvolvida pela Google -, a Javascript e a Python.
Além de estarem ativos neste período de quarentena as crianças e jovens vão se divertir com a componente do gaming da aplicação, ao mesmo tempo que desenvolvem outras competências. “A plataforma vai dando tarefas que o aluno tem de cumprir para seguir para o nível seguinte. Isto é altamente estimulante, já que o ser humano gosta de ser desafiado e de se ir superando a si próprio. E, ao mesmo tempo que os entretém, numa fase em que é tão difícil de cativar a sua atenção, a plataforma permite-lhes desenvolver skills como pensamento estratégico, criatividade e resiliência, tão necessário para serem bem sucedidos no futuro”, refere Patrick.
As formações e aulas virtuais podem ser adquiridas no site e Facebook da Teckies pelo custo de 1 euro por mês.