![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/01/227750.1200x675.png)
Em setembro, Filipa Gomes está – ou melhor dizendo, continua – em alta! Na 24Kitchen é uma das convidadas do segundo episódio da temporada que marca o regresso do programa “COMTRADIÇÃO”, do chef Henrique Sá Pessoa, onde prepara umas deliciosas Peras Bêbedas bem natalícias.
Além disso, há episódios festivos do seu programa, “Cozinha com Twist”, dedicados a esta época do ano. Motivos suficientes para falar com Filipa sobre estes projetos e, claro, a mesa que preparou para a consoada lá de casa.
Como surgiu este convite do chef Henrique Sá Pessoa e qual o desafio que lhe lançou?
Trabalhamos os dois na mesma “casa” e participar neste episodio foi uma forma de celebrar o Natal com o publico.
Foi difícil escolher o que queria apresentar no programa do chef?
Não foi direto. Primeiro porque já apresentei muitas receitas com o tema Natal, e queria levar algo que nunca tivesse mostrado. Depois porque é um chef que considero muito e queria estar à altura. Acabei por optar por algo simples mas não obvio e com sabores natalícios. Fiz umas peras bêbadas natalícias – algo que pode ser preparado com antecedência, a apresentação é bonita e qualquer pessoa consegue fazer
E no seu programa? Quais os critérios de escolha das suas receitas de Natal?
Gosto de dar sugestões alternativas, pegando em ingredientes típicos da época e dando um twist.
Em casa, nesta época, é a Filipa que vai para a cozinha?
Costumo ficar encarregue das sobremesas, todos os anos faço algo diferente. O prato principal fica a cargo do meu pai. Mas a minha mãe também poe as mãos na massa.
O que costuma estar à sua mesa na Consoada e no Dia de Natal?
Cabrito assado no forno que o meu pai faz com imensa mestria, o arroz doce tradicional da minha mãe e a minha sogra traz sericaia de Elvas. Depois não abrimos mão de delicatessens como bons queijos, presunto, foie gras, salmão fumado…
Há alguma receita de família que faça questão que esteja sempre presente? E qual é a mais pedida de todas?
Sim, todas as que falei acima. Não abdico. E há uma coisa muito básica que só faço no natal: salada de frutas. Eu sei, é corriqueiro, mas adoro. É como se fosse um limpa-paladar para se continuar à mesa pela noite dentro ou pela tarde fora.
Vai sozinha para a cozinha ou é um trabalho de família?
Em família. A ouvir clássicos de Natal. E adoramos esse momento.
Uma dúvida que muitas pessoas têm é o que fazer com a comida que sobra. Tem algum conselho que nos possa deixar?
Depende muito do que sobra. Com o bolo rei faço um pudim ótimo. Com o cabrito as vezes faço uma salada quente com couves de Bruxelas, frutos secos, mel, romã…
Para quem tem pouco tempo, mas gostava de fazer um doce natalício, qual a sua sugestão? E pode deixar-nos a receita?
O grand Gateau que podem ver no meu instagram _filipagomes _ – está nos IGTV – é super fácil e deixa qualquer pessoa de água na boca. Depois polvilham com açúcar em pó, juntam uns frutos vermelhos e fica logo natalício.