Definida como “o ponto de encontro entre o design americano e a mestria portuguesa” na confeção de mobiliário, a KOKET é uma marca assumidamente de luxo. Podemos defini-la como propostas de Alta-Costura para a nossa casa e surge pela mão de Janet Morais. Luso-descendente, nascida em Nova Iorque, designer de interiores e apaixonada por moda, quis transpor o seu universo para as propostas da KOKET. Como explica, no seu trabalho como designer de interiores sentia muitas vezes a falta daquela “peça especial”, da mesma forma como temos essa sensação ao escolher o visual para uma ocasião especial. A KOKET surge como um prolongamento de si mesmo, reflete a sua personalidade e visão estética e aspira a não deixar ninguém indiferente, como nos explica a fundadora da marca em entrevista.
1) Depois de mais de 20 anos dedicados ao design, como surgiu a ideia da KOKET?
A minha jornada no design começou com a concierge DeMorais Internacional, um negócio que trabalha tanto com designers de interiores como com o consumidor final. Criamos projetos de design de interiores, serviços de marca própria, product sourcing e representação de marcas internacionais no mercado de design americano.
A DeMorais Internacional ensinou-me muito sobre design, materiais, técnicas de produção, mas mais importante do que isso, ensinou-me muito sobre as pessoas e as suas necessidades. Apercebi-me rapidamente que não existia uma marca que falasse diretamente para as mulheres. Os vários anos de experiência profissional e pessoal preparam-me para uma das minhas maiores conquistas até agora: A criação da marca de lifestyle KOKET. O nome KOKET tem origem numa alcunha de infância, Janet la KOKET – o que era simbólico da minha personalidade divertida e envolvente. A marca é a minha personificação.
A missão da KOKET é inspirar e empoderar através do design, conteúdo, experiências e colaborações. Queria criar uma marca arrojada e peças ousadas que falassem a mulheres, mobília que as apaixonasse e que as deixasse sem palavras – senão pelo fascínio, pelo preço ou peso.
2) É o seu universo pessoal que está refletido nas propostas da marca. Como define esse universo?
Design ousado, materiais exóticos, joias, metais, as cores preto, dourado e o tom de creme perfeito. Eu sou muito exigente com o tom neutro perfeito.
3) O luxo é uma das palavras no ADN da KOKET. Mas no fundo é um conceito que pode ser alvo de tantas leituras. O que é para si o luxo?
Tem toda a razão! Digo muitas vezes que a palavra “luxo” é muito usada e mal usada. Para mim, Janet, enquanto mulher e mãe, luxo é uma tarde com a minha família. Na minha empresa, luxo é exceder as expectativas dos clientes através do serviço e do produto.
4) É correto afirmar que qualquer peça que integra o catálogo da KOKET poderia estar em sua casa?
Sim. A minha casa e a marca foram desenhadas como uma reflexão da minha pessoa, de onde estive e de onde estou na minha vida. Sou muito formal na forma como vivo e desenho a minha casa. Gosto de preencher espaços com diversos tecidos e livros. Cada divisão da casa tem a sua personalidade, umas mais pessoais que outras. Todas têm uma peça da KOKET que as completa e lhes concede caráter, quer seja mais sedutor, eclético ou clássico. A KOKET tem sempre um lugar na minha casa.
5) Que correntes artísticas mais inspiram a sua visão do design? E criadores?
A mulher. Ela é o núcleo da marca e a minha grande inspiração. O corpo da mulher é a minha inspiração em design. A mente da mulher representa o estado de espírito da marca. As emoções dão nome às peças. A jornada de uma mulher guia as ações da marca. Convido-vos a explorarem a coleção da KOKET e a relacionarem-se com tudo aquilo que as peças representam.
6) Aliar a parte do comércio com a vertente de conteúdos começou a fazer sentido a partir de que momento?
Empoderar através de objetos sempre esteve alinhado com a minha missão pessoal. Experiências, conteúdo e colaborações faziam também parte desse caminho e daí nasceu a Love Happens, uma revista – física e digital – através da qual partilho a minha paixão pelo design, por viajar e muito mais. Embora eu adore homens e reconheça o seu papel na sociedade, sou mulher, e enquanto mulher defendo o empoderamento feminino, especialmente da mulher portuguesa. É claro, para mim, que o conteúdo da KOKET seja dedicado ao empoderamento feminino. O conteúdo conta uma história, a marca é emocionalmente complexa – como todas as mulheres. Todas temos uma história para contar. A marca precisa de uma plataforma para partilhar estas histórias por detrás das mulheres que fazem parte do nosso mundo.
7) Que materiais gosta mais de trabalhar? E onde os encontra?
A minha paixão são os têxteis. Eles dão vida a uma peça de mobiliário ou a uma divisão. A mesma cadeira pode ter expressões infinitas, só com a mudança do tecido – como uma mulher pode alterar todo o seu visual ao trocar apenas o cachecol. Naturalmente, muitos dos meus têxteis vêm de Portugal, mas para têxteis mais opulentes recorro a Itália.
8) Como se dá o seu processo criativo?
Pode acontecer em qualquer lado, com qualquer coisa. Quando eu o vejo ou o sinto, é quando se inicia todo o processo. Nunca começo com muitas ideias. Quando desenho uma peça ou uma divisão, é sempre só um fator que determina o tom do espaço e de tudo o que estará à sua volta.
9) Tantas peças que criou, alguma que tenha para si um valor especial?
O Divine Armoire. É um armário de curiosidades onde todos os meus segredos e desejos estão guardados. Esta foi uma das primeiras peças da coleção. Quando a desenhei, imaginei uma peça que integrasse todas as minhas paixões. Materiais exóticos, a história do continente asiático e memórias da minha infância.
A graciosidade da Ásia sempre influenciou bastante a minha estética enquanto designer. A forma do armário representa um Pagode. A frente da peça contempla o material mais exótico de todos, penas de pássaro. O lacado tradicional asiático e a folha de ouro são aplicadas num todo. O interior está revestido num espelhado antigo, de forma a integrar um elemento histórico. O toque final é o Chloe Sconce, aqui transformado num puxador único. Este foi desenhado com inspiração numa fita de cabelo de uma menina e no seu caimento natural, enquanto corre para um parque. Esta peça é o meu orgulho. Tenho um em minha casa e outro no meu escritório porque me representa, totalmente, enquanto designer.
10) A KOKET é pensada para as mulheres? O design é também uma forma de empoderamento feminino?
Sim. Pode perguntar: Como é que uma peça de mobiliário dá poder a uma mulher? Sabe o sentimento de ter à sua volta objetos lindos e ser seduzida pelas cores e texturas. Ou sentar-se numa cadeira que abraça na perfeição a sua forma. Estes sentimentos, tal como um novo par de sapatos constrói uma sensação de poder e confiança, são a forma como eu empodero mulheres com a KOKET. Criando sensações de desejo e pertença. No fundo, pertencer a algo maior que nós mesmos.
Há momentos em que paramos e perguntamos a nós mesmos: Como é que cheguei aqui? Quando pergunto isto a mim mesma, encontro-me a recuar às minhas raízes portuguesas e às mulheres que me influenciaram. Não é segredo que as oportunidades dadas a mulheres vêm muitas vezes de outras mulheres. Nós somos uma parte essencial do progresso e desenvolvimento feminino e das comunidades.
Temos trabalhado muito para conseguir chegar onde chegamos num mundo dominado pelos homens. Quero fazer tudo o que possa para motivar as mulheres a apoiarem-se e a deixar a sua marca. Todos os meus negócios estão alicerçados no empoderamento feminino.
Lancei o programa Love Happens de estágios e mentoria, onde trago jovens dos Estados Unidos para trabalhar em Portugal e jovens de Portugal para trabalhar nos Estados Unidos. Tem sido uma experiência culturalmente muito enriquecedora ver estas jovens mulheres a aprender e explorar oportunidades em ambos os países.
O sucesso destes projetos faz-me acreditar que posso continuar a fazer mais pelas mulheres, especialmente com descendência portuguesa. Quero criar uma rede global de networking para partilhar experiências e promover o desenvolvimento e conquistas.
Com isto tornei-me a fundadora da Portuguese & American Women’s Empowerment Alliance. A maior plataforma para o desenvolvimento profissional e de estágios, em Portugal e nos Estados Unidos. Convido-vos a juntarem-se!