Definida como “o ponto de encontro entre o design americano e a mestria portuguesa” na confeção de mobiliário, a KOKET é uma marca assumidamente de luxo. Podemos defini-la como propostas de Alta-Costura para a nossa casa e surge pela mão de Janet Morais. Luso-descendente, nascida em Nova Iorque, designer de interiores e apaixonada por moda, quis transpor o seu universo para as propostas da KOKET. Como explica, no seu trabalho como designer de interiores sentia muitas vezes a falta daquela “peça especial”, da mesma forma como temos essa sensação ao escolher o visual para uma ocasião especial. A KOKET surge como um prolongamento de si mesmo, reflete a sua personalidade e visão estética e aspira a não deixar ninguém indiferente, como nos explica a fundadora da marca em entrevista.

1) Depois de mais de 20 anos dedicados ao design, como surgiu a ideia da KOKET?
A minha jornada no design começou com a concierge DeMorais Internacional, um negócio que trabalha tanto com designers de interiores como com o consumidor final. Criamos projetos de design de interiores, serviços de marca própria, product sourcing e representação de marcas internacionais no mercado de design americano.

A DeMorais Internacional ensinou-me muito sobre design, materiais, técnicas de produção, mas mais importante do que isso, ensinou-me muito sobre as pessoas e as suas necessidades. Apercebi-me rapidamente que não existia uma marca que falasse diretamente para as mulheres. Os vários anos de experiência profissional e pessoal preparam-me para uma das minhas maiores conquistas até agora: A criação da marca de lifestyle KOKET. O nome KOKET tem origem numa alcunha de infância, Janet la KOKET – o que era simbólico da minha personalidade divertida e envolvente. A marca é a minha personificação.

A missão da KOKET é inspirar e empoderar através do design, conteúdo, experiências e colaborações. Queria criar uma marca arrojada e peças ousadas que falassem a mulheres, mobília que as apaixonasse e que as deixasse sem palavras – senão pelo fascínio, pelo preço ou peso.

2) É o seu universo pessoal que está refletido nas propostas da marca. Como define esse universo?
Design ousado, materiais exóticos, joias, metais, as cores preto, dourado e o tom de creme perfeito. Eu sou muito exigente com o tom neutro perfeito.

3) O luxo é uma das palavras no ADN da KOKET. Mas no fundo é um conceito que pode ser alvo de tantas leituras. O que é para si o luxo?
Tem toda a razão! Digo muitas vezes que a palavra “luxo” é muito usada e mal usada. Para mim, Janet, enquanto mulher e mãe, luxo é uma tarde com a minha família. Na minha empresa, luxo é exceder as expectativas dos clientes através do serviço e do produto.

4) É correto afirmar que qualquer peça que integra o catálogo da KOKET poderia estar em sua casa?
Sim. A minha casa e a marca foram desenhadas como uma reflexão da minha pessoa, de onde estive e de onde estou na minha vida. Sou muito formal na forma como vivo e desenho a minha casa. Gosto de preencher espaços com diversos tecidos e livros. Cada divisão da casa tem a sua personalidade, umas mais pessoais que outras. Todas têm uma peça da KOKET que as completa e lhes concede caráter, quer seja mais sedutor, eclético ou clássico. A KOKET tem sempre um lugar na minha casa.

5) Que correntes artísticas mais inspiram a sua visão do design? E criadores?
A mulher. Ela é o núcleo da marca e a minha grande inspiração. O corpo da mulher é a minha inspiração em design. A mente da mulher representa o estado de espírito da marca. As emoções dão nome às peças. A jornada de uma mulher guia as ações da marca. Convido-vos a explorarem a coleção da KOKET e a relacionarem-se com tudo aquilo que as peças representam.


6) Aliar a parte do comércio com a vertente de conteúdos começou a fazer sentido a partir de que momento?
Empoderar através de objetos sempre esteve alinhado com a minha missão pessoal. Experiências, conteúdo e colaborações faziam também parte desse caminho e daí nasceu a Love Happens, uma revista – física e digital – através da qual partilho a minha paixão pelo design, por viajar e muito mais. Embora eu adore homens e reconheça o seu papel na sociedade, sou mulher, e enquanto mulher defendo o empoderamento feminino, especialmente da mulher portuguesa. É claro, para mim, que o conteúdo da KOKET seja dedicado ao empoderamento feminino. O conteúdo conta uma história, a marca é emocionalmente complexa – como todas as mulheres. Todas temos uma história para contar. A marca precisa de uma plataforma para partilhar estas histórias por detrás das mulheres que fazem parte do nosso mundo.

7) Que materiais gosta mais de trabalhar? E onde os encontra?
A minha paixão são os têxteis. Eles dão vida a uma peça de mobiliário ou a uma divisão. A mesma cadeira pode ter expressões infinitas, só com a mudança do tecido – como uma mulher pode alterar todo o seu visual ao trocar apenas o cachecol. Naturalmente, muitos dos meus têxteis vêm de Portugal, mas para têxteis mais opulentes recorro a Itália.

8) Como se dá o seu processo criativo?
Pode acontecer em qualquer lado, com qualquer coisa. Quando eu o vejo ou o sinto, é quando se inicia todo o processo. Nunca começo com muitas ideias. Quando desenho uma peça ou uma divisão, é sempre só um fator que determina o tom do espaço e de tudo o que estará à sua volta.

9) Tantas peças que criou, alguma que tenha para si um valor especial?
O Divine Armoire. É um armário de curiosidades onde todos os meus segredos e desejos estão guardados. Esta foi uma das primeiras peças da coleção. Quando a desenhei, imaginei uma peça que integrasse todas as minhas paixões. Materiais exóticos, a história do continente asiático e memórias da minha infância.
A graciosidade da Ásia sempre influenciou bastante a minha estética enquanto designer. A forma do armário representa um Pagode. A frente da peça contempla o material mais exótico de todos, penas de pássaro. O lacado tradicional asiático e a folha de ouro são aplicadas num todo. O interior está revestido num espelhado antigo, de forma a integrar um elemento histórico. O toque final é o Chloe Sconce, aqui transformado num puxador único. Este foi desenhado com inspiração numa fita de cabelo de uma menina e no seu caimento natural, enquanto corre para um parque. Esta peça é o meu orgulho. Tenho um em minha casa e outro no meu escritório porque me representa, totalmente, enquanto designer.

10) A KOKET é pensada para as mulheres? O design é também uma forma de empoderamento feminino?
Sim. Pode perguntar: Como é que uma peça de mobiliário dá poder a uma mulher? Sabe o sentimento de ter à sua volta objetos lindos e ser seduzida pelas cores e texturas. Ou sentar-se numa cadeira que abraça na perfeição a sua forma. Estes sentimentos, tal como um novo par de sapatos constrói uma sensação de poder e confiança, são a forma como eu empodero mulheres com a KOKET. Criando sensações de desejo e pertença. No fundo, pertencer a algo maior que nós mesmos.
Há momentos em que paramos e perguntamos a nós mesmos: Como é que cheguei aqui? Quando pergunto isto a mim mesma, encontro-me a recuar às minhas raízes portuguesas e às mulheres que me influenciaram. Não é segredo que as oportunidades dadas a mulheres vêm muitas vezes de outras mulheres. Nós somos uma parte essencial do progresso e desenvolvimento feminino e das comunidades.
Temos trabalhado muito para conseguir chegar onde chegamos num mundo dominado pelos homens. Quero fazer tudo o que possa para motivar as mulheres a apoiarem-se e a deixar a sua marca. Todos os meus negócios estão alicerçados no empoderamento feminino.
Lancei o programa Love Happens de estágios e mentoria, onde trago jovens dos Estados Unidos para trabalhar em Portugal e jovens de Portugal para trabalhar nos Estados Unidos. Tem sido uma experiência culturalmente muito enriquecedora ver estas jovens mulheres a aprender e explorar oportunidades em ambos os países.
O sucesso destes projetos faz-me acreditar que posso continuar a fazer mais pelas mulheres, especialmente com descendência portuguesa. Quero criar uma rede global de networking para partilhar experiências e promover o desenvolvimento e conquistas.
Com isto tornei-me a fundadora da Portuguese & American Women’s Empowerment Alliance. A maior plataforma para o desenvolvimento profissional e de estágios, em Portugal e nos Estados Unidos. Convido-vos a juntarem-se!

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

José Condessa foi condecorado com medalha de mérito em Nisa

José Condessa foi condecorado com medalha de mérito em Nisa

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

O deputado da família do último ditador

O deputado da família do último ditador

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Mono No Aware, a nova exposição da artista  visual Kruella d’Enfer

Mono No Aware, a nova exposição da artista visual Kruella d’Enfer

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Estes são os alimentos que contêm mais microplásticos

Estes são os alimentos que contêm mais microplásticos

Em “Senhora do Mar”: Artur obriga Francisca a desistir de ser mãe

Em “Senhora do Mar”: Artur obriga Francisca a desistir de ser mãe

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Governo exonera mesa da Santa Casa da Misericórdia. Provedora Ana Jorge de saída

Governo exonera mesa da Santa Casa da Misericórdia. Provedora Ana Jorge de saída

Recorde os melhores momentos do casamento de Kate e William no dia do 13.º aniversário

Recorde os melhores momentos do casamento de Kate e William no dia do 13.º aniversário

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

Nova carta do The Yeatman: Ricardo Costa volta a navegar do mar ao rio (com um desvio à Bairrada)

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

China desenvolve o atlas lunar com “o maior detalhe de sempre”

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

A importância dos MBA e das pós-graduações

A importância dos MBA e das pós-graduações

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Tapisco: O balcão de Henrique Sá Pessoa tem uma nova ementa

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Sofia Alves Joana Ribeiro e Victoria Guerra brilham na nova novela da SIC

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites