Setembro marca o arranque de um novo ano letivo o que, por si só, pode trazer alguma ansiedade às famílias. A preparação de todo o material escolar, o regresso à rotina e aos horários que marcam o ritmo para o resto do ano, o agendamento das atividades extra-curriculares e o nervoso miudinho das crianças que é, muitas vezes, partilhado pelos pais – mesmo que em segredo. Há um burburinho muito típico deste arranque, mas que não tem que ser necessariamente pesado ou mau. Inspire-se nas dicas que lhe deixamos para que o início das aulas decorra de forma tranquila para todos.
Manhãs divertidas
Sabemos bem como as manhãs podem ditar o tom do resto do dia e, por norma, tendem a ser momentos de tensão e de stress na tentativa de toda a gente chegar a horas à escola e ao trabalho. Tentar torná-las mais divertidas e animadas é uma ajuda para que todos cooperem naquilo que têm que fazer e uma forma de minimizar potenciais birras (tanto dos filhos, como dos pais). Ouvirem música animada em família enquanto preparam as lancheiras ou tomam o pequeno-almoço, deixar algumas coisas preparadas no dia anterior para pouparem tempo, acordar os miúdos com uma brincadeira ou com muitos mimos são algumas coisas que podem mudar a forma como as manhãs correm.
Conversar
Pode parecer algo óbvio ou até mesmo banal, mas conversar com vontade de ouvir pode fazer toda a diferença, sobretudo nas crianças. Fazer um balanço do último ano letivo e das férias com os seus filhos, perceberem em conjunto o que podem melhorar, do que eles mais gostam e o que lhes causa mais ansiedade mostra-lhes que se importa com aquilo que pensam e sentem. Encontrar estratégias em conjunto, onde todos cooperem e se responsabilizem também pode ser meio caminho andado para que tudo corra melhor.
Organizar e antecipar
Ter a roupa dos miúdos organizada e retirar o que já não serve, ter as mochilas no sítio certo e prontas para sair todas as manhãs, antecipar os lanches… Tudo ter um sítio e estar organizado é uma grande ajuda para todos. Para os pais torna as suas tarefas diárias mais simples e para os filhos permite-lhes saber sempre onde está tudo o que precisam e dá-lhes a noção de onde podem arrumar. É um win-win que funciona e que retira peso às tarefas.
Detalhes mágicos
O momento de deixar um filho na creche ou na escola pode ser de particular ansiedade para todos. Mas há detalhes que podem criar magia, tanto no dia da criança, como na vossa relação. Escreva-lhe bilhetes com mensagens de carinho e de força, que pode deixar no estojo, na lancheira ou no bolso do casaco, sem ele perceber. Ler o que lhe escreveu vai ser um momento bonito no dia do seu filho. Ou então, quando o deixar na escola, desenhe-lhe um coração na mão e diga-lhe que, sempre que se sentir mais triste ou com saudades, pode olhar para o coração e saber que está sempre com ele.
Dar espaço para ser criança
As aulas são muito importantes, mas, no meio da rotina e da disciplina que elas impõem, é importante dar espaço e tempo ao seu filho para ser apenas criança. Brincar e ter tempo livre são fatores fundamentais para o bem-estar do seu filho e que se refletem também no seu comportamento.
Ter um lugar de estudo
É muito importante que a criança tenha um sítio específico para poder fazer os trabalhos de casa e estudar. Organize um cantinho que seja visualmente bonito, com frases motivacionais, que faça com que o seu filho tenha vontade de estar lá.
Tempo de qualidade
As obrigações profissionais e as tarefas da casa facilmente ganham peso nas horas do dia que parecem passar a correr. Mas é fundamental conseguir ter tempo de qualidade com o seu filho. O que não precisa de ser algo extravagante ou elaborado. Basta realmente tirar um bocadinho, ao fim do dia, para estar lá para ele. Seja a brincar – sem o telemóvel por perto – seja a ouvi-lo. Nos dias mais complicados, chame-o para a cozinha, enquanto faz o jantar, ou demore um bocadinho mais a hora do banho. Estas pequenas coisas vão fazer a diferença nos vossos dias e torná-los mais leves.