Quarenta e seis por cento dos portugueses estão preocupados com as despesas de natal e 48% planeiam gastar mais de 200 euros em presentes. Estas são duas das principais conclusões do ‘Holiday Report’ da Klarna.
O relatório contou com a participação de mais de 15 mil consumidores de 15 países, incluindo Portugal, e levantou o véu sobre a nossa realidade. Por exemplo; o panorama económico impactará as compras para a maioria dos consumidores (81%); e mais de metade (61%) admite reduzir o orçamento em produtos não essenciais, procurando itens mais baratos (69%) ou mesmo comprando menos (44%).
Para controlo das despesas, 49% dos respondentes fez compras em novembro, aproveitando os descontos da Black Friday e Cyber Monday. Já 53% revela que estipulará um orçamento e 52% anotará as despesas. Já as principais categorias para onde canalizarão o orçamento serão presentes (43%) e comida (41%).
Quanto a estratégias para poupar, a compra em saldos surge em primeiro lugar (62%), seguida da utilização de cupões (44%) e de um comparador de preços (37%). Esta última opção tem subido na procura entre os consumidores, com quase todos (88%) a afirmar que procuram um site para comparar produtos. A grande maioria (77%) escolhe apps que incluem todos os passos de compra (inspiração, compra, pagamento, informação de entrega e devolução).
Quando questionados sobre como tencionam fazer as suas compras neste Natal, quase metade (40%) dos consumidores portugueses admite que fará um misto entre compras online e em espaços físicos, assumindo as vantagens e desvantagens de cada um.
Se para ganhar inspiração (57%), encontrar preços mais baixos (77%), poupar tempo (85%) ou ter uma maior variedade de produtos (74%) o online é a preferência da maioria, o retalho físico capta mais consumidores que procuram um melhor serviço de atendimento ao cliente (80%), processos de devolução mais simples (85%), uma maior interação social (89%) e uma melhor experiência total de compra (67%).
Relativamente aos presentes que compram para oferecer, mais de metade (56%) incluem a oferta de experiências entre as suas compras, pois também mais de metade (77%) gosta de os receber — principalmente vouchers de hotel (57%), espetáculos culturais ou concertos (50%) ou tratamentos spa (41%).
Chegada a altura de pagar, 1 em 4 portugueses reequaciona os produtos escolhidos no checkout online com regularidade, e o cartão de débito é o meio de pagamento escolhido pela maioria (60%), que prioriza ainda os pagamentos simples (53%), seguros (69%) e sem juros (34%), embora 8% já escolhem soluções de pagamento a prestações sem juros, como a da Klarna.