O final do ano é a altura de reflexões e também de um momentos mais aguardados pelos fãs da música em todo o mundo, com a revelação do Wrapped do Spotify.
A maior empresa de streaming de áudio do mundo revela as músicas, os artistas, álbuns e podcasts mais ouvidos entre os 574 milhões de consumidores da plataforma em 2023, bem como novas experiências personalizadas para cada utilizador.
As preferências dos portugueses
Pela primeira vez na história do Wrapped no Paísl, a música mais ouvida do ano pertence a uma artista feminina nacional. “Como Tu (feat. Ivandro)”, de Bárbara Bandeira, ocupa o primeiro lugar, seguida de “Tá OK”, de DENNIS, e “Nosso Quadro”, de AgroPlay. “Chakras”, de Ivandro, ocupa o quarto lugar e “Coração de Gelo”, de WIU, fecha o pódio.
“No ano em que lanço o meu primeiro álbum, ter a canção mais ouvida do ano é a maior recompensa, e o maior sinal de que este é o caminho certo”, afirma Bárbara Bandeira, num comunicado enviado às redações. “Faço música para as pessoas e o facto de elas me escolheram é o maior prémio que posso receber. Obrigado a quem já cá estava e a quem chegou agora”.
Ano novo, vida nova. Em 2023, os portugueses têm uma nova artista internacional preferida: Taylor Swift, que sobe ao primeiro lugar após ter ficado na terceira posição no ano passado. Seguem-se The Weeknd, Drake, o artista português T-Rex e Bad Bunny, respetivamente. Este ano, há sete artistas portugueses no top 20, quando em 2022 não havia nenhum.
Relativamente aos álbuns preferidos dos portugueses na plataforma, o primeiro lugar pertence a T-Rex, com “COR D’ÁGUA”. No segundo lugar surge “Dos Prédios Deluxe”, de Veigh, e no terceiro está “Starboy”, de The Weeknd. O top 5 fica completo com “Un Verano Sin Ti”, de Bad Bunny, e “Heartbreak & Other Stories”, de Richie Campbell.
“Dormir para sonhar, acordar para realizar. Obrigado a todos por me lembrarem de riscar a primeira palavra da faixa número 2 do álbum COR D+ÁGUA. É possível”, afirma T-Rex.
A música nacional continua a crescer
Entre os artistas portugueses mais ouvidos, o pódio é assim liderado por T-Rex, seguido de Ivandro, Plutonio, Wet Bed Gang e Julinho Ksd.
“Como Tu (feat. Ivandro)”, de Bárbara Bandeira é a música portuguesa mais ouvida do ano a nível nacional, seguida de “Chakras”, de Ivandro e Julinho Ksd, e “CASA”, de D.A.M.A e Buba Espinho.
Relativamente ao ano passado, os utilizadores portugueses consumiram mais 42% de música local, com sete canções portuguesas no top 20, quando em 2022 eram apenas duas.