Ou sem a cama Brimnes? Ou o candeeiro Lauters? OK, podemos dizer que dantes não era preciso montar nada, que não se tinha inventado a anedota da entrevista de emprego com o chefe a dizer ‘take a seat’ e a cadeira estar aos bocados, e que não passávamos horas às voltas com o, como é que se chama aquilo, aquela ferramenta que roda os parafusos. Podemos dizer que as casas agora são todas iguais e que se perdeu individualidade. Mas a verdade é que também são todas mais desempoeiradas, mais leves e mais bonitas, graças a um dos grupos que desde a sua chegada há 20 anos se tornou rapidamente um sucesso nacional.
A IKEA Portugal, pertencente ao Grupo Ingka, entrou no país em 2004 com a abertura da loja de Alfragide e tem, hoje em dia, cinco lojas no país e doze Estúdios de Planificação. Em 2004 foram precisas 200 pessoas para abrir a primeira, hoje o grupo emprega 2.800 colaboradores em Portugal e recebe cerca de 13.8 milhões de visitas anualmente nas lojas físicas e 51.1 milhões online (website e app).
Esta história de amor entre Portugal e a Suécia vai ser comemorada nos próximos tempos com campanhas, ações, destaque para produtos icónicos e abertura de postos de trabalho.