Foi ontem, dia 22 de março, que a equipa olímpica britânica apresentou os novos uniformes com que os atletas irão disputar os Jogos Olímpicos 2012, que irão acontecer em Londres, a partir do dia 27 de julho.
As roupas inspiradas na bandeira do Reino Unido foram desenhadas por Stella McCartney, a filha de Paul McCartney, e fabricados pela Adidas.
A estilista britânica demorou cerca de dois anos a criar os uniformes que irão ser usados por, aproximadamente, 500 atletas olímpicos e 350 paralímpicos. O seu primeiro passo na concretização deste desafio foi “olhar para a ‘Union Flag’ (bandeira do Reino Unido), uma das bandeiras mais bonitas do mundo”, disse a criadora que também se preocupou em conseguir um resultado final mais suave e fashion. “Era importante manter o desenho mas também modernizá-lo e apresentá-lo de uma forma mais contemporânea”, acrescentou Stella.
O ciclista Chris Hoy, 35, vencedor de três medalhas de ouro nos Jogos de Pequim, em 2008, disse que os uniformes “unificarão a equipa” e provocarão os rivais:”Os outros países vão ter inveja da equipa britânica. Vão ver que estamos todos juntos, e bem vestidos.”
Por outro lado, a estilista tem sido alvo de criticas nomeadamente pelo Facebook e Twitter, os ingleses dizem que os uniformes ficaram “muito Stella” e foram feitos de um único ponto de vista: o da moda. “Azul demais, vermelho de menos”, é a critica que mais se ouve. Muitos ainda compararam o resultado final com o logótipo do programa televisivo ‘X Factor’, chegando a questionar se: “Será o X Factor um patrocinador dos Jogos Olímpicos?”
Veja na nossa galeria os atletas com os uniformes de Stella McCartney.