Luís Buchinho é nome que assegura, em terras de sua majestade, a representação do mais alto nível de talento criativo e da qualidade da confeção da moda portuguesa.
Em entrevista à ACTIVA, o criador revelou que “Londres está a ser uma aposta ganha”. Como prova que o público inglês aplaude as criações nacionais, Buchinho já tem as suas peças à venda numa loja multimarca em Nothing Hill. Mas o Melhor Criador dos Fashion Awars 2012 apresentou a coleção Resort (termo que denomina uma pré-coleção de primavera-verão) fora das habituais passerelles.
As modelos desfilaram as propostas de Buchinho entre duas salas da embaixada de Portugal em Londres, decoradas com quadros e tapeçaria lusas. E foi precisamente património nacional que o o criador de inspirou para esta coleção. “A Resort teve como ínicio as cerâmicas portuguesas e aquela mistura entre o verde garrafa, o verde botânico e o verde-água“, afirmou.
Verde foi mesmo a cor que mais se destacou nas propostas para o próximo verão, combinado com preto, branco, e cinzento, numa aproximação gráfica minimalista. A pensar na vida citadina, Luís Buchinho apresentou uma coleção versátil e centrada no pragmatismo. “As silhuetas são trabalhadas em materiais estruturados , confortáveis e acima de tudo fáceis de usar, com muitos detalhes inspirados no vestuário masculino“, acrescentou. Num jogo ambicioso as peças reflectem uma sintonia entre a fluidez e a estrutura sempre para valorizar o silhueta feminina, uma das principais preocupações do designer português.
Os vestidos de dia, os tank tops e os elegantes vestidos de cocktail, com elementos gráficos que são apresentados através de color blocking e mix de materiais, foram algumas das propostas que desfilaram pela embaixada e que vão ser ainda apresentadas na edição do Portugal Fashion. Mas antes de chegar à capital portuguesa e ao Porto, a próxima paragem é a Semana de Moda de Paris, cidade onde tem presença assídua. Luís Buchinho revela que esta será uma coleção com outro conceito, mais conceptual e com uma paleta de cor mais neutra, dentro dos tons de branco e crus.
A rota internacional do Portugal Fashion continua a ser diversificada, depois de se estrear na Semana de Moda Viena, as criações portuguesas rumam a Paris, com os desfiles de Luís Buchinho, Felipe Oliveira Baptista e Fátima Lopes. Sobre a internacionalização da moda nacional Buchinho refere “há lugar para tudo, desde que sejam criações com carisma e identidade”.
Passo a passo, as criações portuguesas começam a distinguir-se nos grandes mercados internacionais, aumentando o reconhecimento da qualidade dos criadores nacionais.