A marca nacional de swimwear, Papaia Praia, foi fundada, em 2017, pelas mãos de uma mãe e duas filhas que partilham entre si a paixão e ambição de dar asas a este projeto que eleva as mulheres.

Com o objetivo de fazer a mulher sentir-se mais segura e confiante numa ida à praia, a marca é dirigida a mulheres reais, conscientes do seu corpo. Os modelos, marcados pela qualidade, diversidade, sustentabilidade e valorização da silhueta feminina, aposta no fair trade, privilegiando a mão de obra nacional e justa.

Nós estivemos à conversa com as fundadoras desta marca de swimwear que recentemente se estendeu para uma linha de roupa, para falar do processo criativo por detrás destes modelos que empoderam as mulheres.

A mais recente novidade da marca é a sua primeira coleção de roupa. O que as motivou a alargar do mercado de swimwear para uma linha de roupa?

Este ano quisemos tirar o pé da areia e ir para além da praia. Além da paixão que toda a equipa tem por criar, pensar fora da caixa e ter projetos novos sempre a acontecer, sentimos muitas vezes que o swimwear nos limita no tempo e nos torna uma marca sazonal. Como nós queremos acompanhar a nossa comunidade durante todo o ano, ter sempre algo a comunicar, novidades para contar e não desaparecer e aparecer com as estações do ano, decidimos fazer esta coleção cápsula para perceber o interesse do nosso público. Até ao momento, a coleção está a ter uma incrível aceitação por parte das nossas clientes, pelo que pode vir a ser uma realidade permanente, fazendo a transição para uma linha permanente com lançamentos constantes, algo que também é nosso objetivo.

Quais foram as principais inspirações durante o processo criativo da mais recente coleção de biquínis e agora da novidade da marca, o some.wear?

Pode parecer um cliché mas é verdade! A atual situação pandémica pela qual todos passamos, e que é comum ao mundo inteiro, influenciou a forma como compramos, como nos relacionamos e como nos vestimos. A simplicidade e o conforto ganharam terreno em todas as áreas, na moda inclusive. Numa marca cujo lema sempre foi “the comfortable way of summer” – “o lado confortável do verão” – isso não podia passar ao lado. Assim, deixámos de vez os folhos e laços e na Bloom Collection assumimos cortes mais simples e que privilegiam o conforto. Em relação à linha some.wear a inspiração veio diretamente da nossa experiência, de todos os dias passados em casa a querer estar confortáveis e, simultaneamente, bonitas e confiantes. Acho que é exatamente conforto e elegância que estas peças levam às nossas clientes, e daí o nome ser precisamente some.wear. Além de ser um trocadilho para distinguir da coleção de swimwear, o nome define exatamente aquilo que queremos: que estas peças sejam usadas somewhere.

Durante o processo criativo o nosso foco é sempre o sentimento que a cliente vai ter quando veste uma peça nossa, e essa premissa torna a nossa marca diferenciadora. Pensamos e desenhamos as nossas peças para que tragam toda a confiança e segurança a quem as usa. Além disso, temos uma componente muito humana, personalizada e próxima no atendimento ao cliente.

De onde surgiu o nome Papaia Praia?

Esta é a pergunta que nos é feita com mais frequência, mas para a qual não tenho nenhuma resposta muito interessante. A nossa marca começou quase por acidente e de forma muito orgânica e por isso o nome não foi pensado de uma forma estratégica. Estávamos em 2017, numa altura em que quase todos os padrões tinham frutas tropicais, e um dos nossos primeiros modelos tinha imensas papaias e achámos engraçado o facto de rimar com praia. A única decisão a tomar foi “Papaia Praia ou Praia Papaia?”. E a minha mãe disse logo “Papaia Praia!”. Assim ficou.

Hoje em dia, a moda é muito sobre diversidade e autenticidade. Isso foram valores implementados na Papaia Praia?

Claro, procuramos a diversidade e a autenticidade quando desenhamos as nossas peças, e é por isso que fazemos coleções com modelos muito diferentes entre si. É com a diversidade que mais nos identificamos. Sabemos que todas somos diferentes: não há corpos iguais, cada uma de nós tem as suas seguranças e inseguranças mas também não há moods iguais. Quando falamos de swimwear não temos só que lidar com o físico de cada uma, temos uma ligação direta ao mindset e a forma como cada mulher pensa o seu corpo. Assim, a diversidade é algo que temos sempre em mente. Queremos que, as nossas peças, acabem com as inseguranças em relação ao corpo e à exposição do mesmo. Acreditamos que as nossas peças, por serem tão distintas entre sim, são autênticas e valorizam a diversidade.  

Quais são os best-sellers da marca?

Os nossos best-sellers são o biquíni Sofia e o fato-de-banho Helena, modelos que já consideramos os clássicos da marca. Foram, até ao momento, os únicos modelos com direito a reposição e a aceitação continua a ser enorme. Nesta nova coleção, online desde o início de maio, os queridinhos das nossas clientes são o fato-de-banho Diana, o biquíni Clara e o biquíni Olivia. Em relação à nossa coleção de roupa, o some.wear, que tem tido uma enorme aceitação, a loucura tem sido com o macacão Faith e o macacão Freedom, estando já o stock mesmo a terminar.

Quem são as pessoas que vestem Papaia Praia?

Mulheres reais! Este sempre foi o nosso mindset e acreditamos que, ao pensarmos assim, estamos a atrair estas pessoas para a nossa comunidade. A mulher que veste Papaia Praia sente-se segura e confiante, empoderada pelas nossas peças. Não são mulheres perfeitas mas são mulheres conscientes do seu corpo que sabem que, nas nossas coleções, encontram modelos que as fazem sentir bem e sem medos.

A sustentabilidade é uma premissa que sempre quiseram implementar na marca?

Sim. Hoje em dia isso já não devia ser opção para as marcas. Sabemos que a moda é uma indústria altamente poluente e prejudicial para o meio ambiente, pelo que fazemos todos os possíveis para reduzir a nossa pegada ambiental. Desde o início da nossa produção que usamos, sempre que possível, lycras que são produzidas através de plásticos e redes de pescadores que ficam acumuladas no fundo do mar. Também tentamos ao máximo evitar o plástico e o desperdício no nosso packaging. Além disso, somos uma marca fair trade em todo o processo criativo e de produção, privilegiando a mão de obra nacional e justa.

O que podemos esperar da marca no futuro?

Esperamos continuar a crescer junto das nossas clientes e a fazê-las sentir-se cada vez mais confiantes e empoderadas. Queremos continuar a evoluir no mercado de swimwear produzindo mais modelos e tendo mais padrões disponíveis por coleção. E queremos, mesmo muito, arriscar com algumas coleções cápsula de produtos diferentes, provavelmente em colaboração com outras marcas ou criadores, uma vez que gostamos de criar essas sinergias. E quem sabe trazer novidades já no inverno.







Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Artistas portugueses homenageados no passeio da fama

Artistas portugueses homenageados no passeio da fama

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Em “Cacau”: o reencontro emotivo de Justino e Cacau no hospital

Em “Cacau”: o reencontro emotivo de Justino e Cacau no hospital

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Sofia Arruda mostra o rosto da filha pela primeira vez

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Mono No Aware, a nova exposição da artista  visual Kruella d’Enfer

Mono No Aware, a nova exposição da artista visual Kruella d’Enfer

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Receita de Bolo de maracujá, por Fabiana Pragier

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

Nintendo Switch 2 pode ter comandos Joy Con magnéticos

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Formula E mostra Gen3 Evo: 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Apple deverá anunciar iPad Pro com chip M4 e novo Pencil

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Arte e elegância não faltaram em jantar com assinatura

Arte e elegância não faltaram em jantar com assinatura

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

"Challengers", de Luca Guadagnino: Jogar ao amor num court de ténis

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites