Para os fãs de moda, a primeira segunda-feira de maio é sinónimo de Met Gala. A edição mais recente teve um gosto especial, uma vez que a gala de 2020 foi cancelada e a de 2021 aconteceu excecionalmente no mês de setembro.
No regresso à normalidade, e como é costume, o tema do evento foi definido pela exposição anual inaugurada no Costume Institute do Museu Metropolitano de Arte, em Nova Iorque: “Na América: uma Antologia da Moda”. Já o dress code era Gilded Glamour (qualquer coisa como “glamour da era dourada”, em tradução livre).
“A Met Gala 2022 pedirá aos participantes que incorporem a grandeza — e talvez a dictomia — da Era Dourada de Nova Iorque”, começou por explicar a revista americana Vogue, logo após o código de vestuário ter sido anunciado. “Este período, que durou entre 1870 e 1890 (acredita-se que Mark Twain inventou o termo em 1873), foi de prosperidade sem precedentes, mudança cultural e industrialização, quando arranha-céus e fortunas aparentemente surgiram da noite para o dia”.
Ora bem, mesmo com este esclarecimento, o conceito parece ter deixado muitas celebridades confusas, especialmente em relação à era. Prova disso são alguns dos looks que desfilaram na passadeira vermelha: