Luís Carvalho apresenta uma nova colaboração, desta vez com a marca Kaporal. Esta marca, de Marselha, confiou ao criador o desenvolvimento de uma coleção cápsula, enquadrada no tema “desconstrução-reconstrução” dando uma segunda oportunidade a restos de tecido e jeans usados.
“Reparámos no trabalho do Luís há 3 anos no prestigiado prémio OpenMyMed, organizado pelo Fonds de Dotation Mode Méditerranée em Marselha. A sua experiência no denim e a sua precisão na alfaiataria seduziu-nos por completo. Com esta parceria, o Luís Carvalho conseguiu valorizar a herança mediterrânica do denim introduzindo uma modernização ‘eco couture’ contornando a forma, a função e o género do jeanswear”, sublinhou Guillaume Ruby, diretor de marketing e comunicação da Kaporal.
O denim foi recolhido nas lojas Kaporal graças ao programa “Kaporal Impact Recycling” lançado em 2014, que permite recolher jeans velhos para lhes dar uma nova vida. Foram usados, também, restos de tecidos e de rolos antigos de denim dos armazéns da marca, incluindo aqueles que nunca foram vendidos ou até mesmo alguns defeitos de coleções antigas.
“Como já tinha trabalhado com ganga, foi um bom desafio para mim fazer esta recolha reciclada com o meu próprio ADN”, admitiu Luís Carvalho. A coleção é composta por 11 peças únicas em linhas retas e oversize conjugadas com diferentes nuances de azul. Cada peça foi concebida e confecionada de maneira artesanal implicando dezenas de horas de trabalho minucioso no atelier 13 A’TIPIK, em Marselha.
Não focado num género normalizado, cerca de 80% das peças imaginadas por Luís Carvalho podem ser vestidas sem distinção de sexo.