Gabardine de couro: a peça da estação
É, sem dúvida a grande tendência da estação. Contudo, e a bem da verdade, já não é de agora, pois tem aparecido nas passerelles há, pelo menos, dois anos – Yves Saint Laurent, Bottega, Veneta, Prada e Chloé -, mas só agora é que se deu “a grande explosão”.
A gabardine pode ver-se de mil e uma maneiras diferentes. Mas a versão mais apetecível é a que é comprida, por baixo dos joelhos, com um efeito de pele preta e uma tira no mesmo material que permite um ajuste correto na zona da cintura. Uma adaptação subtil do universo cinematográfico do filme “Matrix“, capaz de mudar completamente o look de qualquer roupa.
Sempre atenta às tendências de moda internacionais, a rainha de Espanha, Letizia, já “desfilou” com o novo modelo de casaco que está a fazer sensação. Foi na cerimónia de encerramento do Seminário Internacional sobre Língua e Jornalismo, organizado pela Fundação San Millán de la Cogolla que a monarca surgiu com uma gabardine preta, em pele de cordeiro e lapelas largas. Trata-se de um modelo da marca espanhola Lottuse, que custa quase €2000,00.
Realezas à parte, e como já vem sendo hábito, uma das pessoas que primeiro compreendeu esta tendência na perfeição foi Hailey Bieber. A modelo, casada com o artista Justin Bieber, transformou a peça numa afirmação de moda desde o início da estação.
Algo semelhante aconteceu com a modelo Emily Ratajkowski, perita na arte de usar a gabardine, porque só precisa de uma mão-cheia de elementos básicos para conseguir um grande estilo com ela. De facto, é aí que reside o sucesso desta peça de vestuário, na facilidade com que consegue elevar qualquer look.
Outra referência que abraçou a tendência é Kate Moss. Explorou o lado mais sofisticado da peça, embora também jogue com uma estética mais grunge.
A prova definitiva de que a gabardine de couro é o que a indústria está a chamar de um “must” para esta estação é a de que até Kylie Jenner concentrou o lançamento da sua assinatura Khy nesta peça. 250 euros é o preço estipulado pela irmã de Kim Kardashian para a sua versão oversized, com gola alta e detalhes acolchoados inspirados no mundo das motas, feita em pele sintética. Que, aliás, esgotou em todos os tamanhos disponíveis apenas algumas horas após ser colocada à venda.
Tal como a marca da mais nova do clã Kardashian/Jenner, há muitas outras que decidiram dedicar os seus esforços a este casaco. Desde as que fazem parte do segmento de luxo até às que se aproximam do mercado de massas. Inúmeros outros partiram da mesma base para criar diferentes designs mais ou menos atractivos em diferentes materiais, o que permitiu encontrar, além do couro, alternativas veganas que apresentam o mesmo desempenho sem ter de recorrer ao uso de qualquer pele animal. Isto não fez mais do que democratizar uma peça que, de outra forma, seria inatingível para a grande maioria, aumentando assim as possibilidades de incorporar esta peça em qualquer guarda-roupa, independentemente do orçamento. O resultado é o grande boom registado neste outono e que, presumivelmente, se prolongará até à primavera.