Pre-Owned, a plataforma da Zara para ajudar os clientes a prolongar a vida da sua roupa, chegou a 14 novos mercados europeus, entre eles Portugal.
Com esta iniciativa, os clientes da Zara vão ter acesso a serviços de circularidade como reparação, venda entre clientes de artigos Zara dos seus armários e doação através da Zara.com, da sua aplicação móvel e das lojas Zara.
Zara Pre-Owned, operacional no Reino Unido há um ano e na França desde setembro, forma parte dos compromissos de sustentabilidade do Grupo Inditex para os próximos anos. Com o lançamento desta plataforma em Portugal, na Espanha, Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo e em Países Baixos, a Inditex avança com o seu objetivo de implementar serviços de circularidade nos seus mercados-chave durante 2025.
Pre-Owned está disponível no menu principal de Zara.com, juntamente com as categorias de Mulher, Homem, Criança e Beauty. Dentro do universo Pre-Owned, os usuários vão ter os seguintes
serviços disponíveis:
/Reparação: permite solicitar a reparação de qualquer peça de roupa usada da Zara de qualquer temporada. As opções de reparação oferecidas vão desde a substituição de botões e fechos de correr até aos arranjos de costuras. O cliente pode realizar o procedimento completamente online ou numa loja Zara à sua escolha, e a
reparação faz-se por intermédio de fornecedores locais.
/Venda: Zara Pre-Owned também oferece aos seus clientes a oportunidade de vender as suas peças de roupa Zara
de qualquer coleção através de um entorno seguro e com uma interface que respira moda. O espaço de venda está organizado por categorias de produto com informação detalhada de cada artigo, entre a qual se encontra a informação original da Zara sobre a peça de roupa e as imagens atuais proporcionadas pelo vendedor.
/Doação: os clientes podem solicitar a recolha ao domicílio de roupa usada para ser doada a entidades sem fins
lucrativos. Estas encarregar-se-ão de a classificar para serem reutilizadas, sempre que seja possível, ou então
reciclá-las se estas chegaram ao fim do seu ciclo de vida, apoiando o desenvolvimento de projetos nas comunidades locais. Este serviço aceita produtos de qualquer marca.
Esta nova plataforma enquadra-se na estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo Inditex e é uma das suas prioridades a fim de avançar para uma cadeia de valor cada vez mais sustentável. Além de Pre-Owned, entre os objetivos de sustentabilidade do Grupo encontram-se os seguintes:
/ Utilização de materiais têxteis com menor impacto ambiental em 2030: cerca de 40% das fibras utilizadas pelas
marcas da Inditex serão resultado de processos de reciclagem tradicional; aproximadamente um 25% serão fibras de nova geração (em parte escaladas em colaboração com as start-ups detetadas através da Inditex Sustainability
Inovation Hub) e outro 25% será procedente da agricultura orgânica ou regenerativa.
/ Impulso ao plano de transformação da cadeia de fornecimento: quer na parte social, através da estratégia «O
trabalhador no centro», quer na parte ambiental, com projetos centrados na água, derrames, gestão de produtos
químicos e energia.
/ Apoio a projetos para proteger, restaurar ou regenerar até 5 milhões de hectares e contribuir para melhorar a
biodiversidade.
Estas e outras iniciativas vão permitir reduzir as emissões em mais de um 50% em 2030 de modo a alcançar o objetivo de conseguir uma redução de 90%, como mínimo, das emissões neutras em 2040.