
É uma dúvida comum, até porque o tamanho do sutiã pode alterar de acordo com diferentes fatores. Mudanças de peso, por exemplo, afetam significativamente a escolha desta peça de roupa interior. Mas usar o sutiã do tamanho errado tem consequências para além do visual: pode causar problemas de postura, tensão nos músculos e danos na pele. Entenda os sinais e faça as alterações necessárias.
O gancho do sutiã arrasta-se nas costas
Se o gancho do sutiã não está fixo nas costas e arrasta-se de um lado para o outro ou de cima para baixo, pode significar que a peça é maior do que deveria ser. Isso acontece com frequência em mulheres com o peito grande: por precisarem de uma copa maior, acabam por comprar sutiãs que têm as costas muito mais largas do que deveriam. O correto é que o gancho esteja fixo e o sutiã posicionado horizontalmente ao redor do seu corpo.
As mamas saem para fora do sutiã
O tamanho da copa também é muito importante e há um truque aqui! Se as mamas estiverem a cair por baixo da copa, o problema pode ser que o sutiã está muito largo nas costas. Se as mamas saírem pela parte de cima do sutiã, é porque precisa de uma copa maior.
A copa do sutiã dobra
Neste caso é preciso verificar qual é o problema. O modelo do sutiã pode não ser o mais adequado para o seu tipo de corpo e pode precisar procurar outro tipo de copa que ajuste melhor. Mas também pode estar a usar um sutiã com uma copa muito grande para o seu seio, o que deixa espaço suficiente para que a peça dobre quando está a ser usada.
As alças do sutiã caem ou ficam muito apertadas
No caso de alças que caem, a solução pode ser simples: basta ajustá-las. Mas há mulheres que têm ombros muito pequenos, e neste caso pode precisar de um sutiã com alças mais centrais, como os full cup ou os que as alças cruzam nas costas.
Se as alças estão muito apertadas, o problema pode estar relacionado à largura das costas do sutiã. Os ombros acabam a sustentar o peso das mamas sozinhos, o que pode causar problemas de saúde. Tente ajustar as costas, para espalhar o peso por igual e dar mais sustentação aos peitos.
Os aros incomodam ou magoam a pele
Os aros devem ficar posicionados sobre as costelas e virem até as axilas. Se estiverem mais para cima, sobre a pele do seio, ou ainda se entrarem demais nas axilas, os aros podem machucar e serem desconfortáveis. Neste caso é importante verificar qual o problema: se o aro vai muito longe, deve usar um tamanho menor, se o aro fica posicionado de forma desconfortável, este pode não ser o modelo ideal para o seu tipo de corpo.