A Kozii chega ao verão com uma coleção nova inspirada nos deuses, com uma textura nova, sedosa e sustentável, e com uma loja nova, acabada de inaugurar em Loulé.
A Kozii cose as suas ideias vindas da Índia sensorial, onde é produzida, mas da sensibilidade de Cecília Telo, a designer e fundadora da marca que cedo se apaixonou pelas técnicas indianas de impressão têxtil, pelas suas cores vibrantes e texturas leves e suaves. As suas ideias também vêm dos detalhes de modernidade que lhe prendem o olhar, do que se cruza na rua, do que a moda espelha agora, das cores e formas que apetecem a cada estação.
A nova colecção INDIGO
Cada ideia surge na cabeça de Cecília Telo com naturalidade, ela brinca com as cores e as formas instintivamente até chegar a uma colecção que depois é costurada e estampada segundo as delicadas técnicas tradicionais indianas. Os seus temas são humanistas, muitas vezes inspirados na espiritualidade oriental que respeita cada ser vivo, e as suas roupas são pensadas para todos. Na origem da marca está uma ideia de partilha orgânica, de generosidade e diversidade. Por isso, uma equipa eclética de artistas do mundo inteiro reuniu-se no num cenário
surrealista para fotografar a campanha e o lookbook da nova coleção INDIGOS. E, nem por acaso, as peças são construídas pelo mesmo fornecedor, desde o primeiro dia, descoberto num passa-palavra, e com ela a marca tem crescido nestes anos e trabalhado para melhorar, a cada estação.
A mais recente coleção é inspirada não só na cor Indigo (um pigmento extraído das folhas do arbusto conhecido como Indigofera tinctoria, que é um dos tingimentos mais antigos e que produz a cor azul mais única e exuberante de sempre), mas também numa nova técnica de estampagem conhecida como Clamp Dye, que Cecília foi descobrir à cidade de Jodhpur, uma cidade do estado do Rajastão, também na Índia.
O Clamp Dye, normalmente envolve dobrar, agrupar e amarrar o tecido cru de forma a que as zonas apertadas resistam a um banho de tingimento, neste caso Indigo, e permaneçam brancas, criando padrões distintos, formados pelo contraste com a cor aplicada.
Uma nova textura sustentável
O nascimento da Kozii está diretamente ligado ao orgânico, ao ecológico, ao sustentável. A marca já foi pensada para ser feita com texturas naturais, da forma mais tradicional e artesanal possível, na Índia. Por isso, o rótulo da sustentabilidade assenta-lhe que nem uma luva. A grande novidade é uma nova fibra inovadora e muito sustentável conhecida como ECOVERO, para as suas novas colecções.
Certificada com o rótulo Ecolabel da UE, estes tecidos de nova geração provêm de fontes de madeira renováveis, e são fabricados segundo um processo de produção ecologicamente responsável. Este subentende um menor consumo de água e reduz as emissões de CO2 libertadas para a atmosfera. Desta forma, é reduzido o seu impacto no planeta, assim serão os tecidos do futuro numa das suas indústrias mais poluentes.
As novas texturas têm um toque idêntico ao da seda, são muito suaves, leves e surpreendentemente frescas, para um grande conforto e elegância. São estampadas à mão, nesta deliciosa nova fibra, as cores orgânicas e naturais, com o azul profundo que só o Indigo consegue atingir.
Uma nova paragem: Loulé
Se as primeiras duas lojas Kozii inauguraram em Tavira, em 2015 e 2016, seguiu-se Lagos, em 2019, Olhão, em 2023, é agora a vez de Loulé: “É uma cidade com imenso charme, um centro histórico belíssimo, muita cultura e eventos culturais, um teatro, música, festivais, respira arte e um cosmopolitismo relaxado, sentimos que é um lugar onde a marca pertence”, diz Cecília Telo. Abriu as portas na rua 5 de outubro, 16, num edifício recuperado onde foi mantida a traça antiga e personalidade original, para receber este espírito nómada e colorido chegado de todo mundo.