Falámos com Beatriz Rubio, uma espanhola nascida em Saragoça que vive há mais de duas décadas em Portugal. Casada, com três filhos, tem 50 anos e aos 40, depois de uma vida de empresária de sucesso (CEO da RE/MAX), resolveu dedicar-se a tentar ajudar os outros a serem felizes.
A forma que encontrou foi dar palestras de motivação (muitas vezes gratuitas e outras vezes os fundos revertem para ações de solidariedade). Beatriz Rubio já deu palestras em Berlim, Turquia, Argentina, Espanha e Bolívia e também em muitas empresas nacionais que procuram motivar os seus colaboradores. Em breve, vai estar em Ibiza e Las Vegas. Beatriz Rubio escreveu o livro “Conquistando a vitória”, uma autobiografia na qual descreve a sua vida em traços largos, deixando inspiração para outros conseguirem atingir os seus objetivos e sonhos
1. Como concilia uma carreira de sucesso, mais ‘convencional’, com esta nova actividade?
A conciliação de uma carreira convencional com esta nova atividade é muito fácil.
O que é difícil e fazer uma nova gestão do tempo, saber e analisar quais são as nossas prioridades na vida, e aí entra também a família e filhos e ir dando tempo a cada um deles.
Por outro lado, nesta gestão do tempo o importante é a concentração e o focus. Quando estás a fazer ou realizar uma atividade estás focada nisso, e não em fazer isto, aquilo, a escrever um email, ou a dar uma resposta no facebook, pois aí dás atenção a mil coisas em simultâneo mas não terminas nenhuma.
2. Chama-lhe actividade, profissão, vocação, missão… Que palavra acha que se adequa melhor a este lado de coaching pessoal?
Eu, particularmente, chamo-lhe mais vocação/missão, mais que atividade. Atividade são empresas onde se trabalha para cumprir um objetivo e a empresa ganha dinheiro.
Aqui, nesta atividade de palestrante, escritora, motivadora, na verdade que não estou preocupada em ganhar dinheiro, pelo contrário, muito do dinheiro angariado reverte para causas sociais. Pessoas que precisam mesmo do dinheiro por diferentes circunstâncias.
E para não haver dúvidas é entregue logo no fim da palestra, na presença das pessoas explica-se porque é entregue a essa pessoa.
Não faço publicidade disto, pois é a minha contribuição para a sociedade… Eu recebi muito da vida e é a forma que tenho de devolver um pouco à sociedade.
3. Afinal, o que é o poder interior e como nos ajudar a ‘chegar’ lá?
Agora é de orgulho. No início pensavam, porquê? Para quê? Ou que vais ganhar com isto?
O facto é que eu ganhei muito como pessoa, como Ser Humano.
Quando uma pessoa toma uma decisão, esta têm que vir de dentro e não do exterior. E dentro de mim sentia que precisava, que era o momento de fazer algo novo e positivo pelas pessoas num momento em que todos sofríamos com a crise. E se eu consegui motivar as pessoas na Remax porque não passar esses ensinamentos a outras pessoas que precisam mas não estão na Remax?
A diferença para ter êxito reside na Atitude. E aí que inicias um novo caminho, porque para todo na vida é preciso Atitude. O conhecimento e as capacidades são muito importantes porém precisas de Atitude para conseguir mais!!
4. Numa palestra é possível fazer com que uma pessoa se conheça melhor ao ponto de mudar a sua vida?
Numa única palestra eu já modifiquei a vida de pessoas… Mas é uma minoria! Agora, é verdade que ela não cai em saco vazio e nos faz pensar e modificar algumas das nossas atitudes e formas de pensar.
Às vezes, é uma forma de terminar preconceitos que tínhamos e o mais importante é que nos impele a avançar para ação!
5. Com tantos ‘gurus’ da auto-ajuda a proliferarem nos dias de hoje, o que diria a alguém que quer distinguir a verdadeira ajuda da ‘banha da cobra’
Sempre que procurem alguém da área de auto-ajuda vejam o CV desta pessoa. Ou que é que ele já fez na vida e que transformações sofreu!! Há muitas pessoas teóricas, que falam muito bem, porém nunca fizeram nada e, portanto, tem um discurso fluido mas não fala do coração, de experiências e situações que viveu!!!
Todos sabemos a teoria, mas é preciso coragem para a pôr em prática e se tu queres mudar coisas no teu interior tens que tomar o exemplo de quem já o fez e lutou para o conseguir e continua a lutar diariamente.
6. Procuram-na mais homens ou mais mulheres?
Procuram-me mais mulheres, cerca de 70% da minha base de dados são mulheres, mas também porque eu tenho palestras especificas só para mulheres. E dirigidas apenas aos homens não tenho.
7. O que significa ‘vitamina-te’. Como o podemos fazer?
Vitamina-te significa encontrar as vitaminas interiores que vão fazer com que te sintas bem, em paz. Não há nada melhor que estar em paz connosco! É impagável e isso é um Poder que temos e que há que descobrir.
8. O que se vê a fazer daqui a 20 anos?
De aqui a 20 anos, vejo-me a descansar! Viajar! Fazer desporto e não trabalhar… É o descanso da guerreira Beatriz.
9. Acha que podemos falar de um poder no feminino?
Sem dúvida! Nós, mulheres não chegamos mais a frente com as nossas vidas devido às limitações que nos impomos a nós mesmas. Nós acreditamos, pois temos esse “tabu” mental, que não podemos chegar mais longe porque estamos casadas ou temos filhos… E criamos limitações mentais que se traduzem em resultados limitadores.
Eu também criava esses padrões mentais mas com cursos de desenvolvimento pessoal e muito coaching feito a mim mesma, porque no fim eu sou o ser que melhor me conheço a mim… Vi com claridade… A partir de aí, tenho vindo a desenvolver-me muitíssimo, e falta-me outro tanto… Mas já não me limito! E o que é melhor, em família estão super orgulhosos de mim e partilho com eles cada momento, cada palestra. Ajudam-me muito e sei que continuamente estou a contribuir para criar uma nova geração de Mulheres ao Poder, porque ouvem as palestras.
Pode ver mais informações na página do Facebook: https://www.facebook.com/beatrizrubio.net/?fref=ts