Sara Arrais

Sara Arrais tem 28 anos, vive em Paris, onde exerce Medicina Dentária, e, recentemente, aventurou-se no mundo da moda, com o lançamento da Kalimera Collection. Trata-se de uma marca de swimwear minimalista, sustentável e 100% portuguesa que chega para colmatar algumas lacunas do mercado.

Os modelos são intemporais e versáteis, bem como marcados pela qualidade, para que possam durar vários anos. Em entrevista com a Activa, Sara revelou como os diferentes interesses que tem se completam, bem como todo o “trabalhoso” processo de criação da marca, que exigiu a realização de vários cursos.

E se, em grego, Kalimera significa bom dia, em português acrescentamos bem-vinda. Afinal, não há melhor receção do que esgotar um dos modelos da coleção em menos de 24 horas, ainda em pré-lançamento. Conheça o percurso inspirador de Sara, cujo desejo é que, num futuro próximo, a marca vá além fronteiras e seja recebida com um good morning ou um bonjour.

Viagens, fotografias, moda e medicina – como é que estes quatro elementos se juntam?

São, na verdade, as minhas quatro áreas de maior interesse! Depois de terminar o curso de Medicina Dentária, há mais de cinco anos, fui para Paris, onde exerço actualmente. Criei um blog de viagens onde dava dicas, sugestões de roteiros e partilhava fotografias. Com o passar do tempo, senti necessidade de expressar aquilo que ia absorvendo dos lugares, pessoas e culturais que fui conhecendo. Daí surgiu a ideia de criar uma marca, aliada ao blog. O swimwear vem das minhas origens: cresci à beira-mar, em Aveiro, e o biquíni, a praia, o mar, sempre fizeram parte da minha vida.

Existe ainda a ideia de que uma pessoa que exerce medicina só se interessa por assuntos da área das ciências?

Sinto que ainda existe, mas cada vez menos. Já lá vai o tempo em que se tinha apenas um emprego durante a vida. Considero que a nossa área de formação não deve definir aquilo que somos ou impor limites aos nossos interesses. Claro que há um distanciamento enorme entre a Medicina Dentária e a moda de praia… à primeira vista ninguém entende o porquê deste meu interesse por um negócio que não tem nada a ver com a minha área de formação.

De onde surgiu o nome Kalimera?

O nome Kalimera Collection tem origem no nome do blog Kalimera Concept. Esta palavra quer dizer “bom dia” em grego, mas não só. Transmite boa energia e positivismo, que era o que queria passar para quem acompanhava o blog. Achei que fazia sentido transitar a ideia para a marca, e acho que resultou. 

Como foi o processo de criação da marca?

Trabalhoso. Tive que pesquisar muito, perguntar, informar-me. Fiz vários cursos online durante o primeiro confinamento, em 2020. Não tendo formação na área, nem ninguém conhecido que tivesse criado uma marca, não foi fácil. Mas acho que nesta área, ao contrário da Medicina Dentária, a intuição tem um peso significativo. A tentativa-erro é uma constância, aprende-se muito todos os dias.

Qualquer um pode criar uma marca? Que conselhos daria a um jovem empreendedor?

Claro que sim! Acho que cada um de nós é uma marca por si só. Uma marca é algo que diferencia, que se destaca pelos seus valores, características e autenticidade. Tal como as pessoas. Tenho dois conselhos a dar. Não é que me tome por alguém que pode aconselhar, mas são dois motos para mim. O primeiro, é que nunca vai estar tudo como queremos, se esperarmos que esteja tudo impecável para lançar, nunca mais o vamos fazer. Tudo isto é um processo contínuo… “feito é melhor do que perfeito!”. O segundo conselho é focar-nos naquilo que queremos fazer, ter ou onde queremos estar daqui a um, dois, cinco anos e tentar perceber se o que estamos a fazer hoje contribui, de alguma forma, para o nosso objectivo. Se fizermos tudo igual todos os dias, nada vai mudar daqui a um, dois ou cinco anos…

O que é que esta vem trazer de novo ao mercado de swimwear?

A Kalimera Collection é uma marca sustentável, responsável e produzida em Portugal. Focamo-nos na qualidade e funcionalidade das peças. Concebemos modelos intemporais que podem ser usado durante muito anos e em várias ocasiões: na praia, na vida quotidiana, numa festa, num jantar com as amigas. O design minimalista permite facilitar o bronzeado e a cliente pode conjugar as peças da forma que quiser, ou seja, pode escolher um modelo de top e outro de cueca, com tamanhos diferentes entre eles.

Quais as principais inspirações durante o processo criativo?

A colecção Breeze nasce do amor pela praia, por casa. E da vontade de partilhar esse amor. Das ondas do mar e do calor da areia, surge a paleta de cores: bluewave, blue daisy, white shell, vacay garden e terracota. Os dois padrões florais surgem do poder do feminino, do antigo, são inspiradas nas minhas avós. A colecção traduz-se em linhas simples e cortes retro, onde a elegância e o compromisso com os corpos femininos são comuns em todas as peças.

Quais os princípios de sustentabilidade da marca?

Como marca, acreditamos que a sustentabilidade é um processo que se vai construindo. Estamos conscientes que é impossível ser-se 100% sustentável, mas damos o melhor no que está ao nosso alcance para tal. As nossas peças são resistentes ao cloro e aos óleos bronzeadores. Têm proteção UV e são ultra-suaves – garantindo o melhor ajuste e durabilidade.  A partir da utilização de econyl – um material criado a partir de redes de pesca e outros desperdícios do mar -, procuramos oferecer qualidade, intemporalidade e, ao mesmo tempo, responsabilidade.

Optámos por produzir de forma ética, com os melhores materiais eco-responsáveis e estabelecemos parcerias com fornecedores locais que compartilham os mesmos valores que nós. Acreditamos que podemos fazer a diferença na Terra e é por isso que criamos peças intemporais de alta qualidade que vais poder usar por muitos anos. O nosso packaging é plastic-free, fizemos questão de usar papéis com certificação ambiental, e as caixas são o mais pequenas possível, para haver o mínimo desperdício.

Qual tem sido o feedback ao lançamento?

Tem sido incrível. Não estávamos a contar com um feedback tão positivo. Um dos nossos modelos esgotado em menos de 24 horas, ainda durante o pré-lançamento. Dá-nos mais força e motivação para continuar a trabalhar e a crescer.

Pretendem alargar a coleção a peças ou acessórios além do swimwear?

Sim! É algo que queremos muito fazer… numa próxima colecção, quem sabe!

Quem são as pessoas que vestem Kalimera?

A Kalimera é ideal para a mulher ousada e moderna. Uma mulher que adora sentir-se segura na praia e fora dela. Uma mulher que valoriza conforto, qualidade e estilo ao mesmo tempo. Uma mulher elegante que inspira os outros com sua força, liberdade e independência, e que também se preocupa com o mundo ao seu redor.

Quais os grandes objetivos para o futuro?

Queremos que a Kalimera se torne uma referência no swimwear em Portugal, no que toca a qualidade e sustentabilidade.

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