“Consumir menos sem demonizar o ato do consumo”, diz-nos Helena Antónia Silva quando questionada sobre a forma de diminuir o impacto negativo no ambiente da indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo. Fundadora e CEO da Vintage for a Cause, uma start-up de economia circular que conta com o apoio da Fundação Gulbenkian, Helena deixou a advocacia e dedica-se a tempo inteiro a um trabalho na área da moda mais sustentável, mas também da inclusão social de mulheres a partir dos 50 anos. Um projeto que foi reconhecido com o prémio ACTIVA Mulheres Inspiradoras deste ano, na categoria Sustentabilidade.
Helena é a convidada da nossa primeira Conversa Sustentável, que conta com o apoio da Endesa. O tema foi o futuro da moda, tornando-se inevitável falar do papel dos fabricantes, das marcas e dos designers, bem como dos consumidores, a quem se impõe uma mudança de paradigma que possa ajudar a inverter as consequências de um consumo desenfreado dos recursos naturais: “Podemos comprar tudo em segunda mão, por exemplo, mas o que interessa isso se compramos todos os dias”. No final, é proposta uma mutação também interior: “Dar maior valor às coisas importantes da vida e ao nosso valor, independentemente do que vestimos.”