No dia em que se completa precisamente um ano desde o ataque surpresa do grupo armado palestino Hamas durante um festival de música no sul de Israeal (7 de outubro de 2023) e que deu início a um novo episódio na guerra entre Israel e a Palestina – e já provouicou milhares de mortos -, chega-nos a história de Inas al-Ghoul, uma mulher inspiradora.A invenção de Inas al-Ghoul que tem usado no seu dia a dia em Gaza
Engenheira agrónoma de profissão e mãe de uma criança, esta palestiniana de 51 anos já se viu obrigada a deslocar-se cerca de 15 vezes desde o início da guerra sangrenta na Faixa de Gaza. E por força das circunstâncias, Inas al-Ghoul teve de encontrar estratégias para fazer face à situação precária em que vive e colmatar a falta de energia e água.
Para isso, construiu um fogão solar com madeira e vidros partidos e ainda um sistema e dessalinização que lhe permite conseguir obter água potável. Segundo a Reuters, que cita esta mulher, na Palestina uma botija de gás pode chegar aos €300,00.
Para já, Inas al-Ghoul está de regresso à sua casa, que se encontra bastante danificada, em Khan Younis, mas estas duas invenções são portáteis e podem acompanhá-la para onde tiver de fugir. E segundo a própria, estes utensílios têm sido usados não só por ela, mas também pelos vizinhos.
Esta guerra, que já fez milharea de vítimas, desencadeou também uma grave crise humanitária e sem sinal de tréguas à vista. Bem pelo contrário, o conflito agravou-se e estendeu-se a outros países do Médio Oriente numa crescente onda de violência e à qual a Europa assiste com preocupação, mas sem grandes soluções.
Veja o vídeo.