Há vários sintomas associados à infeção pelo novo coronavírus. Porém, nunca pensámos que a queda de cabelo pudesse ser um deles. Ora, esta parece ser uma consequência bastante comum da doença. Vários pacientes que se encontram a recuperar da covid-19 têm relatado uma maior queda dos fios.
Em conversa com o TODAY, a dermatologista Esther Freeman confirmou que tem aumentado o número de recuperados a queixar-se do mesmo. E, segundo o médico Amesh A. Adalja, tal não é de estranhar e deve-se a um mecanismo chamado eflúvio telógeno.
“Após passarem por stress psicológico, há uma condição que impacta o ciclo de crescimento dos folículos capilares. Chama-se eflúvio telógeno e pode ser visto em muitos tipos de doenças diferentes, incluindo a malária e a tuberculose“, explicou à Health.
Por norma, esta condição manifesta-se cerca de três meses após o evento causador de stress e afeta tanto homens como mulheres. Embora ainda não haja evidência de um mecanismo específico deste vírus a causar queda de cabelo, qualquer doença grave pode levar ao eflúvio telógeno – e o próprio stress de contrair a doença também.