
Desde os famosos enjoos às dores de costas, são vários os sintomas associados à gravidez. Porém, há determinados sinais que surgem em diferentes fases da gestação. Como esclarecimento, a revista Parents reuniu alguns dos principais sintomas de gravidez por cada semana. Eis os relativos às primeira quatro, isto é, ao primeiro mês:
SEMANA 1
Tecnicamente, ainda não está grávida, já que a data do parto é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Podem, no entanto, surgir os mesmos sintomas que quando está para vir o período: sangramento, dores abdominais, mamas doridas, mudanças de humor.
SEMANA 2
Quando a ovulação ocorre e poderá haver, porteriormente, a fertilização do óvulo com o esperma. Sintomas associados à ovulação podem incluir dor abdominal, muco semelhante a clara de ovo, mamas doridas e temperatura corporal mais elevada.
SEMANA 3
Quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero. Algumas mulheres sentem cólicas abdominais mais ou menos intensas, pode surgir um pequeno sangramento “de nidação”. Dores ou sangramento intensos devem requerer atenção médica.
SEMANA 4
Quando o teste de gravidez já acusa positivo. As mamas podem ficar ainda mais doridas, pode haver alguma aversão a cheiros ou gosto, algum cansaço, obstipação, inchaço e mudanças de humor. Importa também referir que todos os sintomas são relativos, variam de mulher para mulher, e há mesmo quem não os sinta.